Museu: lugar do público? Reflexões sobre a visitação em museus
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a compreender a relação existente entre museus e público e que lugar as instituições delegam a esses visitantes em suas funções. Para realizar a investigação foi utilizada a metodologia de análise bibliográfica, utilizando livros, revistas e jornais, pesquisando como se deu a relação dos museus brasileiros com os públicos ao longo de sua história, tomando como base a trajetória do Museu Nacional, uma vez considerado o primeiro museu brasileiro. Além di ...
O Trabalho de Conclusão de Curso se propôs a compreender a relação existente entre museus e público e que lugar as instituições delegam a esses visitantes em suas funções. Para realizar a investigação foi utilizada a metodologia de análise bibliográfica, utilizando livros, revistas e jornais, pesquisando como se deu a relação dos museus brasileiros com os públicos ao longo de sua história, tomando como base a trajetória do Museu Nacional, uma vez considerado o primeiro museu brasileiro. Além disso, valeu-se de um estudo de caso realizado através de um questionário com o público que compareceu ao evento Picnic Cultural no Museu oferecido pelo Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo para compreender as características desses participantes e o que eles percebem sobre a relação dos museus e centros culturais com o público. Ademais, uma entrevista com a diretora do Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo forneceu informações complementares à pesquisa. Para embasamento do trabalho foi empregue os conceitos de público e capital cultural, utilizando autores como Andre Desvallées, François Mairesse, Laurent Fleury, Marilyn Hood, Pierre Bourdieu e Sylvie Octobre. O trabalho ressaltou que os estudos de público são ferramentas de gestão e que a sua realização se torna ainda mais primordial quando se pensa em maneiras de atrair o público. Conclui que o capital cultural exerce um poder de influência no ato de visitar ou não os museus e que para mudar esse cenário é necessário uma mudança no sistema de ensino, visando uma maior acessibilidade cultural. ...
Abstract
This paper seeks to understand the relationship between museums and the public, and what place the institutions assign to these visitors within their functions. The methodology consisted of bibliographic research using books, magazines and newspapers to understand the relationship between Brazilian museums and their visitors throughout their history. The research was mostly based on the trajectory of the National Museum, once considered the first Brazilian museum. In addition, it used a case st ...
This paper seeks to understand the relationship between museums and the public, and what place the institutions assign to these visitors within their functions. The methodology consisted of bibliographic research using books, magazines and newspapers to understand the relationship between Brazilian museums and their visitors throughout their history. The research was mostly based on the trajectory of the National Museum, once considered the first Brazilian museum. In addition, it used a case study conducted through a questionnaire with the public that attended the "Picnic Cultural no Museu" event offered by the Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo. The questionnaire aimed to understand the demographics of these participants and what they perceive to be the relationship of museums and cultural centers with the public. An interview with the director of the Museum provided additional information to the research. To support this work, the concepts of public and cultural capital were used, based on authors such as Andre Desvallées, François Mairesse, Laurent Fleury, Marilyn Hood, Pierre Bourdieu and Sylvie Octobre. This paper draws attention to the fact that visitor studies are valuable management tools, and that their use becomes even more crucial when thinking about new ways to attract the public. It concludes that cultural capital influences the act of visiting museums or not, and for this scenario to change is necessary to promote greater cultural acessibility by investing and intervening in the education system. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Museología (153)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License