Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorRosário, Nísia Martins dopt_BR
dc.contributor.authorDavila, Gabriela Milagros Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:33Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212480pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa o uso da linguagem corporal não verbal por meio da semiótica da cultura na composição de comunicações audiovisuais dos presidenciáveis do Peru, Pedro Pablo Kuczynski (2016) e do Brasil, Jair Bolsonaro (2018). Define-se como objeto de análise vídeos de divulgação e debate durante a última campanha eleitoral. Uma das orientações do aporte teórico está direcionada à semiótica da cultura, tendo como base Yuri Lotman (1978; 1981; 1990; 1996; 1999), Irene Machado (2003; 2007) e Nísia Martins do Rosário (2014; 2018). Complementam a pesquisa conceitos teóricos que estão relacionados à imagem pública, segundo as perspectivas de Maria Helena Weber (2006; 2007; 2008; 2009), Rudimar Baldissera (2004; 2006), bem como a visibilidade de Eric Landowski (1992) e o carisma de Max Weber (1999). No aspecto audiovisual, Elizabeth Bastos Duarte (2000; 2004; 2006; 2007) e Arlindo Machado (2000) contribuem com conceitos como composição da imagem, (planos, ângulos, iluminação), além da perspectiva audiovisual e técnica dos dois cenários escolhidos. Por fim, o corpo, eixo principal da pesquisa. Destacam-se argumentações de Nísia Martins do Rosário (2019), Nízia Villaça e Fred Goés (1998), Pierre Guiraud (1991), Flora Davis (1979) e Desmond Morris (1974) sobre a linguagem do corpo em relação aos seus aspectos não verbais, como posturas, gestos, expressões faciais, características étnicas, vestimenta, maquiagem, adereços, usos das espacialidades numa vinculação importante com a comunicação e com os processos de significação. A metodologia utilizada é qualitativa com procedimento metodológico de análise de imagens, com inspiração na semiótica da cultura. Nesse âmbito, entende-se a produção midiática sobre a disputa eleitoral como uma semiosfera com características próprias. Sua observação e análise construída na relação com a linguagem do corpo permitem identificar os modos de comunicação não verbal dos candidatos. Para isso, é necessário considerar os sistemas modelizantes inseridos nessa semiosfera, que permitem averiguar as regularidades e, ao mesmo tempo, as singularidades que se manifestaram em textos audiovisuais com a presença dos candidatos. Textos que são construídos a partir de uma previsibilidade de comportamento esperado de políticos em época de eleição, como também por singularidades que deixam escapar sentidos não hegemônicos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the use of non-verbal body language through the semiotic lens of culture to evaluate the audiovisual communications and compositions of presidential candidates from Peru, Pedro Pablo Kuczynski, in 2016 and from Brazil, Jair Bolsonaro, in 2018. Videos of political debates were distinguished as the correct object of analysis for this evaluation. Based on the work of on Yuri Lotman (1978; 1981; 1990; 1996; 1999), Irene Machado (2003; 2007) and Nísia Martins do Rosário (2014; 2018). One of the approaches used was to evaluate the semiotics of culture to determine the theoretical contribution to the overall effect. This work compliments the theoretical concepts related to public image, visibility and charisma presented by Maria Helena Weber (2006; 2007; 2008; 2009), Rudimar Baldissera (2004; 2006), Eric Landowski (1992), Max Weber (1999). With respect to the audiovisual and image composition such as angles, lighting and plans, the work from Elizabeth Bastos Duarte (2000; 2004; 2006; 2007) and Arlindo Machado (2000) is referenced and compared in each of the selected scenarios. Looking finally to the speakers’ bodies as the main axis of the research, the research and arguments relating to non-verbal communication by Nísia Martins do Rosário (2019), Nízia Villaça and Fred Góes (1998), Pierre Guiraud (1991), Flora Davis (1979) and Desmond Morris (1974) is considered. Specific aspects of non-verbal communication such as posture, gestures, facial expression, clothing, make-up, props, use of space, cultural visualizations are evaluated and the connection to the processing of the meaning of the communication. The methodology used is qualitative with a methodological procedure for image analysis, inspired by the semiotics of culture. In this context, the media production with respect to the electoral dispute is understood as a semiosphere with its own characteristics. There observation and analysis built on the relationship with the body language allows the identification of the non-verbal communication modes employed by the candidates. For complete understanding, it is necessary to consider the modeling systems inserted in this semiosphere, which allows the research to ascertain the regularities and, at the same time, the singularities that were manifested in audiovisual contexts of the candidates. This work concludes with the desired meanings of the candidates that are built from the predictability of expected behavior of politicians at the time of election, as well as singularities that let non-hegemonic meanings escape.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectSemiótica da culturapt_BR
dc.subjectComunicação não verbalpt_BR
dc.subjectPresidential bodiesen
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectSemiotics of cultureen
dc.subjectLinguagem corporalpt_BR
dc.subjectBody languageen
dc.titleO corpo como propaganda eleitoral: a linguagem corporal de Jair Bolsonaro (Brasil) e Pedro Pablo Kuczsynki (Peru)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116577pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem