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dc.contributor.advisorBorges, Jussarapt_BR
dc.contributor.authorJacobi, Greisonpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212448pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aborda a temática da competência infocomunicacional de adolescentes e jovens nas mídias sociais. Traz os conceitos de fontes de informação, mídia social e competências, perpassando pelas competências em informação e em comunicação até convergir na competência infocomunicacional. Aborda o assunto das fake news e sua mais atual evolução, as deepfakes. Adota-se a pesquisa quantitativa para determinar se e como os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais. Dentre os objetivos do estudo destacam-se: identificar a utilização das mídias sociais como fonte de informação pelos adolescentes e jovens e o porquê eles as utilizam; descrever o processo de avaliação da informação nas mídias sociais à luz dos critérios propostos pela IFLA; e verificar o nível de confiança do público estudado quanto à identificação, à avaliação e à disseminação de fake news. Conclui-se que, embora não seja de forma satisfatória, os adolescentes e jovens validam a informação obtida através das mídias sociais, evidenciando a necessidade da competência infocomunicacional na formação destes usuários.pt_BR
dc.description.abstractThe research addresses the theme of infocommunicational competence of adolescents and young people in social media. It brings the concepts of information sources, social media and competencies, going through the information and communication competences until converging into the infocommunicational competence. It addresses the subject of fake news and its latest evolution, deepfakes. Quantitative research is adopted to determine if and how adolescents and young people validate information obtained through social media. The objectives of the study include: identify the use of social media as a source of information for adolescents and young people and why they use them; describe the process of evaluating the information on social media in based on the criteria proposed by IFLA; and verify the level of confidence of the target public regarding the identification, evaluation and dissemination of fake news. It is concluded that, although not satisfactorily, adolescents and young people validate the information obtained through social media, highlighting the need for infocommunicational competence in the training of these users.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectInfocommunication competenceen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectCompetence in informationen
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectInformation evaluationen
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectFake newsen
dc.titleMídias sociais como fonte de informação de adolescentes e jovens em tempos de fake newspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116340pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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