Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGabriel Junior, Rene Faustinopt_BR
dc.contributor.authorGheno, Ediane Mariapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212447pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva avaliar as relações entre produtividade e colaboração no âmbito de um Programa de Pós-Graduação consolidado e com inserção internacional na área Ciências Biológicas II e com nota 7 na última avaliação (Quadrienal 2017) realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a saber: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A questão central que norteou este estudo busca ampliar as discussões sobre o atual modelo de avaliação dos Programas de Pós-Graduação realizado pela CAPES e refletir sobre aspectos comportamentais de cooperação nas publicações do grupo de docentes permanentes do Programa: Qual a relação entre a produtividade dos docentes e as suas redes de colaboração? Para este estudo, a hipótese foi que os docentes mais produtivos também tiveram uma maior rede de colaborações (coautoria). Para atingir o objetivo proposto, foi necessário percorrer três etapas: 1) Identificação do perfil da produção científica; 2) Identificação da rede científica dos docentes e 3) Avaliação das relações entre produtividade e colaboração. Aplicaram-se indicadores bibliométricos de produção (número de trabalhos publicados) e de coautoria (colaboração). Os dados foram coletados na antiga Coleta Capes e na Plataforma Sucupira, de 2007 a 2016, e se tratam de informações que foram declaradas à CAPES pelo próprio Programa estudado em três períodos avaliativos: Trienal 2010, Trienal 2013 e Quadrienal 2017. Devido a limitações de informações sobre as publicações junto a essas duas plataformas, foi necessário obter os metadados de autoria e de afiliação junto à Web of Science. Os nomes das instituições de afiliação dos autores foram normalizados através da criação de um vocabulário controlado na ferramenta Thesa. Foram utilizadas as ferramentas desenvolvidas pelos colaboradores da BRAPCI para a realização das análises. As redes de colaboração foram criadas no Vosviewer, e, para a análise de correlação entre colaboração e produção científica foi utilizado o Coeficiente de Correlação de Pearson no software Graphpad 6. Os resultados obtidos apontaram que, mesmo que o aumento de publicações no último ano da Trienal 2013 (2012) tenha sido superior aos demais anos, isso não foi suficiente para manter a nota sete na avaliação da CAPES neste triênio. Existem assimetrias na produtividade individual dos docentes, produzindo um efeito em que 51,4% da produção científica do PPGBioq estão concentradas em apenas 10 docentes permanentes. Constatou um comportamento semelhante nos três períodos no que tange ao número de instituições classificadas por níveis e ao número de publicações. Embora o número de instituições de nível Inter Nação seja numeroso tanto quanto as instituições de nível Intra Nação, o maior número de publicações está concentrado nos níveis Intra Nação e Intra Instituição. E, por fim, identifica que há correlação positiva e alta entre a produção científica dos docentes e a sua rede de colaboração (coautorias), confirmando a hipótese de que os docentes que possuem uma rede ampla de colaboradores também têm maior produtividade. Sugere que seja formalizada uma política para que os docentes declarem sua afiliação de modo padronizado e que sejam feitas algumas melhorias na Plataforma Sucupira.pt_BR
dc.description.abstractThis research project aims to evaluate the relationship between productivity and collaboration within a consolidated Postgraduate Program with international insertion in the area of Biological Sciences II and with grade 7 in the last evaluation (Quadrennial 2017). by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), namely: Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, of Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The central question that guided this study seeks to broaden the discussions about the current CAPES evaluation model of PPGs and reflect on behavioral aspects of cooperation in the publications of the Program's permanent faculty group: What is the relationship between researcher productivity and their collaborative networks? For this study, the hypothesis was that the most productive researcher also have a larger collaboration network (co-authoring). To reach the proposed objective it was necessary to go through three steps: 1) Identification of the profile of scientific production; 2) Identification of the researcher scientific network and 3) Evaluation of the relations between productivity and collaboration. Bibliometric indicators of production (number of papers published) and co-authorship (collaboration) were applied. Data were collected from the former Coleta Capes and the Sucupira Platform, from 2007 to 2016, and are information that was reported to CAPES by the Program itself under study in three evaluation periods: Trienal 2010, Trienal 2013 and Quadrienal 2017. Due to limitations for information about publications on these two platforms, it was necessary to obtain authoring and affiliation metadata from the Web of Science. The names of the authors' affiliation institutions were normalized by creating a controlled vocabulary in the Thesa tool. The tools developed by BRAPCI employees were used to perform the analyzes. Collaboration networks were created in Vosviewer and the correlation analysis between collaboration and scientific production was used the Pearson Correlation Coefficient in Graphpad 6 software. The results show that even with the increase of publications in the last year of the Triennale 2013 (year higher than the other years, this was not enough to maintain grade seven in CAPES 'assessment in this three-year period. There are asymmetries in teachers' individual productivity, producing an effect where 51.4% of PPGBioq's scientific production is concentrated in only 10 permanent researchers. It found similar behavior in the three periods with regard to the number of institutions classified by levels and the number of publications. Although the number of Inter Nation level institutions is as large as the Intra Nation level institutions, the largest number of publications is concentrated at the Intra Nation and Intra Institutional levels. Finally, it identifies that there is a positive and high correlation between the scientific production of researcher and their collaborative network (co-authorship), confirming the hypothesis that researcher who have a wide network of collaborators also have higher productivity. It suggests that a policy be formalized for researcher to declare their affiliation in a standardized manner and that some improvements be made to the Sucupira Platform.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectBibliometricsen
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectProducao cientifica : Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectScientific collaborationen
dc.subjectBrazilian graduateen
dc.subjectBiochemistryen
dc.titleRelações entre produtividade e colaboração no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Bioquímica/UFRGS (2007-2016)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCalabró, Lucianapt_BR
dc.identifier.nrb001116334pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem