Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFormoso, Carlos Torrespt_BR
dc.contributor.authorCevallos Jaramillo, Cristian Alfonsopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-24T03:39:44Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212382pt_BR
dc.description.abstractOs empreendimentos de construção são cada vez mais complexos. A prática da gestão tradicional de empreendimentos no contexto da construção tem resultado em empreendimentos que demoram mais do planejado, custam mais do previsto e não atendem as expectativas de qualidade. A abordagem tradicional de gestão não considera todas as características de complexidade envolvidas em alguns empreendimentos, e os trata de forma similar, sem considerar o tipo de contexto. Esta pesquisa teve como ponto de partida um problema real identificado numa empresa varejista, que tem setores envolvidos no desenvolvimento de empreendimentos de construção para implantar ou reformar lojas. Estes empreendimentos são denominados nesta pesquisa como do tipo comercial do mercado varejista. Os processos de gestão de empreendimentos da empresa estão influenciados pela abordagem tradicional de gestão de empreendimentos, apesar das características de complexidade de seus empreendimentos. Neste contexto, existe a necessidade de desenvolver métodos e ferramentas de gestão que considerem todas as características de complexidade envolvidas nos empreendimentos, e o contexto específico no qual serão utilizados. As abordagens Lean e Agile são apontadas como duas alternativas para fundamentar tais desenvolvimentos. Esta pesquisa tem como objetivo principal desenvolver um conjunto de diretrizes para a gestão de empreendimentos de construção complexos do tipo comercial do mercado varejista, com base nas abordagens Lean e Agile. O método de pesquisa está fundamentado na design science research, sendo desenvolvido um artefato, que corresponde ao conjunto de diretrizes. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, de modo que as soluções foram construídas com a colaboração dos profissionais da empresa, sendo possível ter vários ciclos de aprendizagem durante a implementação das soluções, as mesmas que foram continuamente avaliadas e adaptadas. Como contribuição teórica, esta pesquisa discute como as abordagens Lean e Agile se sobrepõem e se complementam no contexto da gestão de empreendimentos.pt_BR
dc.description.abstractConstruction projects are increasingly complex. Traditional project management practices in the context of construction has resulted in projects that take longer than planned, cost more than expected and do not meet quality expectations. The traditional project management approach does not consider all the complexity characteristics involved in some projects, and treats them in a similar way, without considering the type of context. The starting point for this research work was a real problem identified in a retail company, which has sectors involved in the development of construction projects to install or remodel stores. These projects are named in this investigation as retail market commercial projects. The company's existing project management processes were strongly based on the traditional project management approach, despite the complexity of its projects. In this context, there is a need to develop managerial methods and tools that take into account the complexity characteristics involved in construction projects, as well as the specific context in which these are used. The Lean and Agile approaches have been pointed as two alternatives to support such developments. The aim of this research work is to develop a set of guidelines for the management of complex retail market commercial projects, based on Lean and Agile approaches. The research method is based on design science research, which involves the development of an artifact, which corresponds to the set of guidelines. The research strategy adopted was action-research, so that the solutions were built in collaboration with the company's technical staff, along several learning cycles during the implementation of the solutions, which were continuously evaluated and adapted. As a theoretical contribution, this research study discusses how the Lean and Agile approaches overlap and complement each other in the context of project management.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeanen
dc.subjectGestão de empreendimentospt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectAgileen
dc.subjectProject managementen
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectComplexityen
dc.subjectConstructionen
dc.subjectRetail market commercial projectsen
dc.titleDiretrizes para a gestão de empreendimentos de construção complexos do tipo comercial do mercado varejista com base nas abordagens Lean e Agilept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114196pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil: construção e infraestruturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem