Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaimi, Cláudia Luizapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Augusto Patzlaff dapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T03:40:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0102-9576pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212362pt_BR
dc.description.abstractO material disponível à consulta em texto ou imagem pertence à lista de artefatos permitidos pelo poder. São assombrosamente arbitrários e vulneráveis a ataques. A obliteração dos arquivos atinge o registro humano, mas também todas as contradições que ameaçam a sustentação do poder e o descrédito da crença oficial, como diz Susan Buck-Morss, “o que sobrevive nos arquivos faz isso por acaso. O desaparecimento é a regra”. Explodir o continuum, diz Benjamin, propõe uma violência militante por “metáforas terroristas” que perturbem a instituição histórica dominante, possibilitando um resgate da memória distante das convenções oficiais fornecidas pelo poder dos guardiões nacionais. “Flamba tudo nas mãos heroicas do poeta” (2005, p. 237), escreve Oswald na peça A morta quando o Poeta inicia o incêndio. Os mortos presentes e incendiados do País da Anestesia pertencem ao hall da história. Assim, o receio duvidoso em como prestar testemunho à verdade com artefatos transitórios elencado por Susan Buck-Morss encontra uma brecha para diálogo com o texto de Oswald de Andrade, especialmente nesse caso, em A morta: onde o método antropofágico perpassa o passado ressignificando a sua existência. Faz uso da pólvora, do fogo e da fogueira, dinamita a tradição regrada e instituída no país da gramática e em cemitérios mascarados por um aparente abandono.pt_BR
dc.description.abstractThe material that is available for consultation in the form of text or image belongs to the list of artifacts allowed by the power. They are hauntingly arbitrary and vulnerable to attacks. The obliteration of the archives reaches the human register, but also all the contradictions that threaten the maintenance of power and the discredit of the official belief, as Susan Buck-Morss states, “what survives in the archives does so by chance. Disappearance is the rule”. Exploding the continuum, says Benjamin, proposes a militant violence in “terrorist metaphors” that will disturb the dominant historical institution, allowing a rescue of the distant memory conventions provided by the power of the national guardians. “Everything flambés in the heroic hands of the poet” (2005, p. 237), Oswald writes in his play The Dead Woman when the Poet starts the fire. The present and burned dead of the País da Anestesia (Land of Anesthesia) belong to the hall of history. Therefore, the doubtful fear of how to testify the truth with transitory artifacts listed by Susan BuckMorss finds an opening to start a conversation with the text by Oswald de Andrade, specially, in this case, A morta (The Dead Woman): where the anthropophagic method pervades the past, giving new meaning to its existence. The Poet uses gunpowder, fire and bonfire, blows up the regulated and instituted tradition in the country of grammar and in the cemeteries that are masked by an apparent abandonment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno de letras (Pelotas). Pelotas, RS. N. 34 (maio/ago. 2019), p. 273-296pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAndrade, Oswald de, 1890-1954. A morta : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnthropophagyen
dc.subjectFireen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectAbandonopt_BR
dc.subjectInstitutionen
dc.subjectThe dead womanen
dc.titleAlém do princípio de incêndio : A morta de Oswald de Andradept_BR
dc.title.alternativeBeyond the fire outbreak : The dead woman by Oswald of Andradeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114957pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples