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dc.contributor.authorPigosso, Letícia Tascapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Bruna Schonspt_BR
dc.contributor.authorHeidemann, Leonardo Albuquerquept_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T03:40:42Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212359pt_BR
dc.description.abstractCentrados no problema da evasão em cursos de licenciatura, investigamos o processo de tomada de decisão entre persistir ou evadir a partir de uma perspectiva pouco explorada na literatura: a dos que superaram as dificuldades e se graduaram. Como parte da primeira etapa de uma pesquisa-ação que tem como objetivo institucionalizar ações de combate à evasão nos cursos de licenciatura em Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entrevistamos doze formandos para investigar quais foram suas motivações para concluir o curso e de que modo a instituição pode fomentar a persistência dos demais alunos. Fundamentados no modelo de Tinto sobre persistência universitária e nas orientações metodológicas de Yin, concluímos que são elementos importantes para fomentar a persistência dos estudantes: i. as suas crenças sobre suas competências para suprirem as demandas do curso (crenças de autoeficácia) e sobre o quanto se sentem pertencentes e valorizados no curso (senso de pertencimento), e ii. a construção de uma identificação com a profissão de professor.pt_BR
dc.description.abstractFocused on the issue of dropout in teacher education courses, we investigated the decision-making process involved in persisting or dropping out, from a perspective little addressed in the literature: that of those who overcame difficulties and graduated. As part of the first stage of an action research that aims to institutionalize actions to combat dropout in physics teacher education courses at Federal University of Rio Grande do Sul, we interviewed twelve students in their last term to investigate what were their motivations for completing the course and how the institution could enhance the persistence of other students. Based on Tinto's model of university persistence and Yin's methodological orientations, we found out that the following elements are important to foster student persistence: i. their beliefs about their competencies to overcome the demands of the course (self-efficacy) and how much they feel belonging and valued in the course (sense of belonging); and ii. the development of an identification with the teaching profession.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 20, (jan. 2020), p. 245–273pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDropouten
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectPhysics teacher education courseen
dc.subjectLicenciatura em Físicapt_BR
dc.subjectPersistenceen
dc.titleA evasão na perspectiva de quem persiste : um estudo sobre os fatores que influenciam na decisão de evadir ou persistir em cursos de licenciatura em física pautado pelos relatos dos formandospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114634pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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