Show simple item record

dc.contributor.advisorFranco, Sérgio Roberto Kielingpt_BR
dc.contributor.authorMargarites, Fátima Liseane Ávilapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-23T03:40:09Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212316pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo investigar o uso de estratégias metacognitivas envolvidas na compreensão leitora em inglês em um grupo de 50 aprendizes, adultos, brasileiros, matriculados na disciplina de Língua Estrangeira Instrumental (LEI), no Curso Técnico em Mecânica, de uma escola pública em Porto Alegre/RS. Mais especificamente, o estudo buscou identificar se os alunos do Curso Técnico em Mecânica empregam estratégias metacognitivas na compreensão de um texto vinculado à área e, em caso afirmativo, quais as estratégias mais usadas pelos participantes ao realizarem a leitura do texto dentre as três subcategorias de estratégias metacognitivas analisadas (MARSI, Mokhtari & Reichard, 2002), que são as estratégias de solução de problemas, as estratégias globais e as estratégias de suporte. Além de responder um Questionário de Histórico da Linguagem, que coletou informações a respeito do conhecimento e uso de suas línguas, os participantes realizaram uma tarefa na qual foram solicitados a traduzir um excerto de um manual técnico da área da Mecânica Industrial, especificamente da metalmecânica. A fundamentação para o estudo se deu com base nas pesquisas de áreas afins como a Epistemologia Genética de Piaget, que trata da aprendizagem e do estudo do conhecimento no ser humano, a Psicologia Cognitiva, vinculando metacognição e aprendizagem, a Psicolinguística, conectando com as funções executivas, e a Linguística, que trabalha as questões de aquisição da linguagem. A análise dos dados gerados indicou que a grande maioria dos alunos é de usuários moderados de estratégias metacognitivas, respondendo ao primeiro objetivo deste estudo. Os resultados observados, em relação a quais são as estratégias metacognitivas mais usadas pelos participantes, foram que as estratégias de suporte e de resolução de problemas são as mais usadas, seguidas por uma utilização mediana das estratégias globais.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate the use of metacognitive strategies involved in reading comprehension in English in a group of 50 learners, adults, Brazilians, enrolled in the subject of Instrumental Foreign Language (IFL), in the Technical Course in Mechanics, in a public school in Porto Alegre / RS. More specifically, the study sought to identify whether the students of the Technical Course in Mechanics employ metacognitive strategies in understanding a text linked to the area and, if so, which strategies are most used by the participants when reading the text among the three sub-categories of metacognitive strategies analyzed (MARSI, Mokhtari & Reichard, 2002), which are the problemsolving strategies, global strategies, and support strategies. In addition to answering a Language History Questionnaire, which collected information regarding the knowledge and use of their languages, the participants performed a task in which they were asked to translate an excerpt of a technical manual in the area of Industrial Mechanics, specifically metal mechanics. The basis for the study was based on research in related areas such as Piaget's Genetic Epistemology, which deals with learning and the study of knowledge in the human being, Cognitive Psychology, linking metacognition and learning, Psycholinguistics, connecting with executive functions, and Linguistics, which works on language acquisition issues. The analysis of the data generated indicated that the vast majority of students are moderate users of metacognitive strategies, responding to the first objective of this study. The results observed, for which metacognitive strategies were the most used by the research participants, were that support, and problem-solving strategies were the most used, followed by a median use of global strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetacognitionen
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectMetacognitive Strategiesen
dc.subjectCompreensão de textopt_BR
dc.subjectMetacognitive Awarenessen
dc.subjectReading Comprehensionen
dc.titleEstratégias metacognitivas de compreensão leitora em traduçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116300pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record