Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Saionara Regina Pirespt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T03:35:42Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212188pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho mostra uma estratégica pedagógica aplicada com alunos do Ensino Médio numa escola pública em Porto Alegre e foi realizado nos anos de 2018 e 2019 que os capacitou a lerem as relações invisíveis que existem no ensino da disciplina de Geografia e seus contextos. Ao perceberem essas relações, eles construíram significados de acordo com a subjetividade proporcionando um aprendizado significativo. Foram usadas imagens com o intuito de associá-las as diferentes leituras de mundo e os alunos mostraram a existência de uma Geografia que os professores não dominam, a Geografia do aluno, diferente da Geografia da Academia e dos Livros Didáticos. A percepção do invisível pode ser a competência desenvolvida a partir do momento em que o aluno, ao ler o espaço, souber representá-lo, transformá-lo em texto, identificar e associar o que aprendeu em aula com as situações relacionadas ao seu cotidiano. Ao desenvolver a compreensão dos fundamentos dos processos não visíveis, relacionando a teoria com a prática, o aluno processa a informação, transforma em conhecimento e, por fim, significa no contexto do espaço geográfico. Assim sendo, as interações Professor-Aluno-Objeto determinam as aulas a seguir, pois a imagem pode ser a expressão do espaço vivido, misturando elementos com os quais se existenciam mas mostra sua incompletude, pois a Geografia do aluno revela que é reconstruída sobre as bases anteriores, sucessivamente.pt_BR
dc.description.abstractThe present work shows a pedagogical strategy applied to high school students in a public school in Porto Alegre and was carried out in the years 2018 and 2019 that enabled them to read the invisible relationships that exist in the teaching of the discipline of Geography and their contexts. Upon realizing these relationships, they built meanings according to subjectivity, providing meaningful learning. Images were used in order to associate them with different readings of the world and the students showed the existence of a Geography that teachers do not master, the Geography of the student, different from the Geography of the Academy and Didactic Books. The perception of the invisible can be the competence developed from the moment when the student, when reading the space, knows how to represent it, transform it into text, identify and associate what he learned in class with situations related to his daily life. By developing an understanding of the fundamentals of non-visible processes, relating theory to practice, the student processes information, transforms it into knowledge and, finally, means in the context of geographic space. Therefore, the TeacherStudent-Object interactions determine the classes to follow, as the image can be the expression of the lived space, mixing elements with which they exist but shows its incompleteness, as the student's Geography reveals that it is reconstructed on the previous bases, successively.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectlearningen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectstudentsen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectsignificant knowledgeen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectteachingen
dc.titleSignificando o invisível : percebendo o saber geográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116110pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples