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dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorZwick, Lidiane Barreto Alvespt_BR
dc.date.accessioned2020-07-17T03:43:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212055pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo central analisar a escolarização de estudantes com surdez e com deficiência auditiva, considerando os espaços institucionais e os percursos escolares no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como referência o ano de 2018. A base teórica são os estudos acadêmicos sobre educação especial, inclusão escolar e ensino médio, em sintonia com o pensamento sistêmico e as reflexões de estudiosos como: Gregory Bateson, Humberto Maturana, Francisco Varela, Maria José Vasconcellos e Frijot Capra. Esse referencial favorece uma análise que busca a contextualização dos fenômenos observados. Trata-se um estudo de cunho qualitativo, no qual foram utilizados prioritariamente três procedimentos metodológicos: revisão de literatura, análise dos índices educacionais (Micro dados da Educação Básica 2018) e entrevistas semiestruturadas. Buscamos identificar quem são os alunos do ensino médio com deficiência auditiva e surdez no Rio Grande do Sul, considerando sua inserção em diferentes espaços escolares. Durante a análise, foram observadas as tipologias de serviços educacionais – ensino comum, classes especiais e escolas especiais -, as regiões de concentração de matrículas no Rio Grande do Sul e as características de apoios especializados. O estudo mostrou que, no ano de 2018, as matrículas dos alunos com surdez que estavam frequentando o ensino médio encontravam-se principalmente em classes especiais e escolas especiais, 58% na modalidade de ensino propedêutica. As matrículas dos alunos com deficiência auditiva estavam associadas, predominantemente às escolas de ensino comum, 86% na modalidade de ensino propedêutica. Destacamos que a dependência administrativa estadual é responsável por grande parte do processo de escolarização destes estudantes, sendo que essa rede oferta atendimento no ensino exclusivamente especializado e em escolas de ensino comum, com o apoio de serviços como: o tradutor/intérprete de Libras e o Atendimento Educacional Especializado. Observamos que a região metropolitana de Porto Alegre concentra grande parte das escolas especializadas para o atendimento aos alunos com surdez. A partir da análise, foi possível identificar que esses estudantes encontram dificuldades para concluir o ensino médio, pois existem diferentes fatores que favorecem o afastamento dos espaços escolares: concentração geográfica de escolas especiais e dificuldades de acesso a esses espaços que, muitas vezes, se encontram distantes da residência dos alunos; precariedade de apoio especializado, com reduzido número de intérpretes para o trabalho em escolas de ensino comum; a necessidade de ingresso no mercado de trabalho para auxiliar no sustento de suas famílias. Foi possível identificar que trajetória escolar dos alunos com surdez e com deficiência auditiva apresenta dificuldades que associam os desafios vinculados à comunicação e às alternativas de escolarização, as quais ainda são intensamente associadas a espaços especializados de ensino exclusivo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study has as its main objective to analyze the schooling of deaf and students with hearing deficiency considering the institutional environment and the school paths in the state of Rio Grande do Sul having as reference the year of 2018. The theoretical basis is composed by the academic studies on special education, school inclusion and high school, in line with systemic thinking and the reflections of scholars as: Gregory Bateson, Humberto Maturana, Francisco Varela, Maria José Vasconcellos and Frijot Capra. This framework favors an analysis that seeks the contextualization of the observed phenomena. This is a qualitative study in which three methodological procedures were used as a priority: literature review, analysis of educational indexes (Microdados da Educação Básica, 2018) and semi-structured interviews. We seek to identify who are the high school students with hearing deficiency and deafness in Rio Grande do Sul considering their insertion in different school environments. During the analysis the typologies of educational services were observed – common teaching, special classes and special schools - the regions of enrollment in Rio Grande do Sul and the characteristics of specialized support. The study showed that in the year of 2018 the number of enrollment of deaf students attending high school was mainly in special classes and special schools, 58% in the propaedeutic education modality. The enrollments of hearing deficiency were associated predominantly to the common teaching schools, 86% in the propaedeutic education modality. We emphasize that the state administrative dependence is responsible for much of the schooling process of these students, this network offers services in exclusively specialized education and in ordinary schools, with the support of services such as: the Libras translator/interpreter and Specialized Educational Service. We note that the metropolitan region of Porto Alegre concentrates most of the specialized schools for the care of deaf students. From the analysis, it was possible to identify that these students find it difficult to complete high school because there are different factors that favor the removal of school spaces: geographical concentration of special schools and difficulties in accessing these spaces which are often distant from students' homes, precariousness of specialized support, with a small number of interpreters to work in ordinary schools the necessity to enter the labor market to help support their families.It was possible to identify which school trajectory of deaf and hard of hearing students presents difficulties that associate the challenges related to communication and to schooling alternatives which are still strongly associated with specialized spaces of exclusive teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDeaf Studentsen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectStudents with hearing deficiencyen
dc.titleEscolarização, surdez e ensino médio : espaços institucionais e percursos escolares no estado do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114185pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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