Não é só futebol: uma análise de como o racismo é abordado em campanhas institucionais pela dupla Gre-Nal.
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2019Author
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Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O estudo tem por objetivo analisar como os clubes Grêmio Football Porto Alegrense e Sport Club Internacional se posicionam em relação ao racismo em suas campanhas institucionais. Para isso, primeiro, realiza-se pesquisa bibliográfica sobre comunicação organizacional, cultura organizacional e posicionamento para, na sequência, discorrer sobre a comunicação organizacional de clubes de futebol e as propagandas institucionais, de cunho social que desenvolvem. Também se realiza fundamentação teórica ...
O estudo tem por objetivo analisar como os clubes Grêmio Football Porto Alegrense e Sport Club Internacional se posicionam em relação ao racismo em suas campanhas institucionais. Para isso, primeiro, realiza-se pesquisa bibliográfica sobre comunicação organizacional, cultura organizacional e posicionamento para, na sequência, discorrer sobre a comunicação organizacional de clubes de futebol e as propagandas institucionais, de cunho social que desenvolvem. Também se realiza fundamentação teórica sobre racismo e suas variáveis, destacando formas de como se inocula na sociedade e nas organizações, e avança-se para identificar como ele se estrutura no futebol brasileiro. Por fim, com base em pesquisa documental, analisam-se os dados empíricos (ações, eventos e campanhas antirracismo com a participação dos referidos clubes) e evidencia-se que as ações ainda são esparsas e sem articulação, o que parece se traduzir em pouca efetividade. Percebe-se que ainda há longo trabalho a ser realizado, e que exige comunicação estratégica. ...
Abstract
The study aims to analyze how the clubs Grêmio Football Porto Alegrense and Sport Club Internacional position themselves regarding racism in their institutional campaigns. It builds on the contextualization of Organizational Communication, Organizational Cultures and Positioning to develop and tap into Club Communication and the institutional advertising they develop. It then also contextualizes racism and its variables, how it is inoculated in society and organizations, and moves forward to id ...
The study aims to analyze how the clubs Grêmio Football Porto Alegrense and Sport Club Internacional position themselves regarding racism in their institutional campaigns. It builds on the contextualization of Organizational Communication, Organizational Cultures and Positioning to develop and tap into Club Communication and the institutional advertising they develop. It then also contextualizes racism and its variables, how it is inoculated in society and organizations, and moves forward to identify how it is structured in brazilian football. We also talk about the origins of Grêmio and Internacional, so we can have a complete and contextual reading about how clubs work the theme. From the contextualization, in a third moment, the collected data is evaluated and it is clear that the campaigns are still inefficient in the overall results. There is still a long work to be done that will need to be based on strategic communication. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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