Avengers Assemble: as estratégias de promoção da Marvel Studios e da Walt Disney Studios para o lançamento de “Vingadores: Ultimato”
dc.contributor.advisor | Prytoluk, Andre Luis | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Iago Vaz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-07-16T03:38:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/211982 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como tema a promoção de cinema, tendo como objetivo entender quais foram as ações de marketing para divulgação do filme ―Vingadores: Ultimato‖. Para realizar este estudo, foi necessário entender o desenvolvimento do cinema enquanto negócio. Para isso, foram usados os estudos de Flávia Costa (2012) e Robert Allen (1985) sobre o início do cinema. Para entender o sistema de estúdio, foram utilizados os autores Tiago Silva (2016) e Jim Hillier (1992) e, por fim, para o estudo do cinema atual, fez-se uso dos estudos de Fernando Mascarello (2012), Justin Wyatt (1994) e Thomas Schatz (1993). Depois, é apresentado o sistema de marketing e as técnicas de promoção em cinema, utilizando-se os estudos de Lúcia Aparecida da Silva (2015), Philip Kotler (2012), Haenz Gutierrez Quintana (2005) e Edmir Kuazaqui (2015). Além disso, também foram usados conceitos transmídia, a partir de Henry Jenkins (2009) e Vicente Gosciola (2013). Este estudo contém o levantamento da história construída pela Marvel Studios e se utiliza de uma pesquisa documental para realizar os objetivos propostos. Na análise, foram apontadas as principais ações desenvolvidas para a divulgação do objeto de estudo, como cartaz, trailers e as mídias sociais do filme. O resultado da pesquisa apontou uma forte tendência de ações em digital e com foco em relação de proximidade entre os fãs da saga e o filme. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study has as its theme the promotion of cinema, its objective is to understand what were the marketing actions to promote the movie "Avengers: Endgame". To carry out this study it was necessary to understand the development of cinema as a business, for that we used the studies of Flávia Costa (2012) and Robert Allen (1985) about the beginning of cinema. To understand the studio system we used the authors Tiago Silva (2016) and Jim Hillier (1992) and, finally, to study the current cinema the studies of Fernando Mascarello (2012), Justin Wyatt (1994) and Thomas Schatz (1993) were used. Then the marketing system and the techniques of promotion in cinema are presented where the studies of Lucia Aparecida da Silva (2015), Philip Kotler (2012), Haenz Gutierrez Quintana (2005) and Edmir Kuazaqui (2015) were used. In addition, transmedia concepts were also used from Henry Jenkins (2009) and Vicente Gosciola (2013). This study contains the history built by Marvel Studios and uses a documentary analysis to accomplish the proposed objectives. In the analysis were pointed the main actions developed for the dissemination of the object of study, such as poster, trailers and social media of the film. The survey result pointed to a strong trend of digital actions and focusing on the close relationship between fans of the saga and the movie. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cinema marketing | en |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Marketing | pt_BR |
dc.subject | Movie promotion | en |
dc.subject | Marvel Studios | en |
dc.title | Avengers Assemble: as estratégias de promoção da Marvel Studios e da Walt Disney Studios para o lançamento de “Vingadores: Ultimato” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116106 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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