“Compartilhe a verdade” : a comunicação política de Manuela d'Ávila em combate às fake news sobre ela nas eleições presidenciais de 2018, no Instagram
View/ Open
Date
2019Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
No ambiente das redes sociais digitais em que a interação, participação e a velocidade de propagação são características acentuadas, cria-se um cenário propício às fake news. Nota-se, que as notícias falsas, principalmente em anos eleitorais, estão sendo utilizadas como artifícios de campanhas políticas para atacar os adversários. Nesse contexto, a comunicação política dos atores políticos passa a elaborar formas de combater as notícias falsas. Frente a essas temáticas, esta pesquisa se guia pe ...
No ambiente das redes sociais digitais em que a interação, participação e a velocidade de propagação são características acentuadas, cria-se um cenário propício às fake news. Nota-se, que as notícias falsas, principalmente em anos eleitorais, estão sendo utilizadas como artifícios de campanhas políticas para atacar os adversários. Nesse contexto, a comunicação política dos atores políticos passa a elaborar formas de combater as notícias falsas. Frente a essas temáticas, esta pesquisa se guia pela pergunta-problema: Como se caracteriza a comunicação política de combate às fake news de Manuela d'Ávila durante a campanha eleitoral presidencial de 2018, na rede social digital Instagram? O objetivo geral é: Compreender a comunicação política de Manuela d'Ávila no combate às fake news sobre ela durante a campanha eleitoral presidencial de 2018, na rede social digital Instagram. Os objetivos específicos são a) identificar o conteúdo de comunicação política de Manuela d'Ávila no Instagram para combater as fake news sobre ela e b) identificar o formato dos conteúdos postados ou dos posts de Manuela d Ávila. Os procedimentos metodológicos consistem em pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2005) e exploratória (GIL, 2008), acrescidas da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Para debater a questão das fake news foram acionados os autores como Teixeira (2018), Santos e Spinelli (2017), Leite e Matos (2017), além de Recuero (2009). Na discussão de comunicação política, busca-se embasamento teórico em autores como Gomes (2004), Weber (2000), Macedo (2014) e Ferraz (2008). Ao final da pesquisa, destaca-se que a comunicação política de combate às fake news de Manuela no Instagram é caracterizada pelo protagonismo da política. É marcada pela linguagem em primeira pessoa, se utilizando de vídeos explicativos e conteúdo instrutivo de como combater as notícias falsas. ...
Abstract
In the environment of digital social networks where interaction, participation and the speed of propagation are accentuated characteristics, a favourable scenario for fake news is created. Its noted that fake news, especially in election years, are being used as a device for political campaigns to attack opponents. In this context, the political communication of political actors begins to devise ways to combat fake news. Faced with these themes, this research is guided by the question: How is M ...
In the environment of digital social networks where interaction, participation and the speed of propagation are accentuated characteristics, a favourable scenario for fake news is created. Its noted that fake news, especially in election years, are being used as a device for political campaigns to attack opponents. In this context, the political communication of political actors begins to devise ways to combat fake news. Faced with these themes, this research is guided by the question: How is Manuela d'Ávila's anti-fake news political communication characterized during the 2018 presidential election campaign on the Instagram digital social network? The overall goal is to: understand Manuela d'Ávila's political communication in combating fake news about herself during the 2018 presidential election campaign on the Instagram digital social network. The specific goals are: a) to identify Manuela d'Ávila's political communication content on Instagram to counter the fake news about her and b) to Identify the posted content's format or Manuela d'Ávila's posted content's format. The methodological procedures consist of bibliographic (STUMPF, 2005) and exploratory (GIL, 2008) research, plus content analysis (BARDIN, 1977). To devate the issue of fake news authors such as Teixeira (2018), Santos and Spinelli (2017), Leite e Matos (2017), and Recuero (2009) were asked. In the discussion of political communication, we seek theoretical basis in authors such as Gomes (2004), Weber (2000), Macedo (2014) and Ferraz (2008). At the end of the research, it is noteworthy that Manuela's anti-fake news policy communication on Instagram is characterized by the protagonism of politics. It's marked by first-person language, using explanatory videos and instructional content on how to combat fake news. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License