Show simple item record

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBecker, Guilherme Druckpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211977pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa compreender o sistema formal que estrutura o filme Mother! , do diretor Darren Aronofsky. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia que fez um levantamento das marcas visuais e temáticas mais recorrentes no repertório cinematográfico de Aronofsky, culminando na análise de seu último filme. Utilizou-se como base para a discussão as concepções de forma fílmica desenvolvidas pelos autores Bordwell e Thompson, presentes no livro Arte no Cinema: uma introdução (2013) . Para auxiliar na construção do trabalho, outros autores também foram consultados, assim como o roteiro original do longa. A análise se deu por meio da aplicação dos cinco princípios da forma fílmica: função, similaridade/repetição, diferença/variação e unidade. Ao final desta pesquisa, foi possível entender melhor como a forma fílmica que o diretor desenvolveu em mother! colabora na construção de uma obra audaciosa, repleta de significados ocultos. A megalomania da metáfora, a que o título do trabalho se refere, consiste na intenção do diretor de narrar, simbolicamente, a história humana sob uma perspectiva bíblica (desde o surgimento da Terra até o Apocalipse) usando recursos limitados, tais como poucos personagens e uma única locação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to understand the formal system that structures the film Mother! , by director Darren Aronofsky. Therefore, a methodology was developed to make a survey of the most recurrent visual and thematic marks in Aronofsky's cinematic repertoire, culminating in the analysis of his latest film. As basis for the discussion, we used the conceptions of filmic form developed by the authors Bordwell and Thompson, as seen in the book Art in Cinema: an introduction (2013) . To assist in the construction of this present work, other authors were also consulted, as well as the original screenplay of the feature. The analysis was made by applying the five principles of filmic form: function, similarity / repetition, difference / variation and unity. At the end of this research, it was possible to better understand how the filmic form that the director developed in mother! collaborates with the construction of an audacious work, full of hidden meanings. The megalomania of metaphor, to which the title of the paper refers, consists of the director's intention to symbolically narrate human history from a biblical perspective (from the dawn of the earth to the apocalypse) using limited resources such as few characters and a single shooting location.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectNarrativa cinematográficapt_BR
dc.subjectMetaphoren
dc.subjectMother! (Filme)pt_BR
dc.subjectAronofskyen
dc.subjectFilmic formen
dc.subjectMisé en sceneen
dc.titleA megalomania da metáfora: um olhar sobre a forma fílmica de Mother! de Darren Aronofskypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116100pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record