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dc.contributor.advisorBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Amanda de Fragapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:52Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211976pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como tema marca-país e turismo no Brasil. A questão que norteia esta pesquisa é: como a Marca Brasil é projetada internacionalmente para o turismo? O objetivo geral é "mapear as principais estratégias da marca Brasil para o turismo entre 2003 e 2019". Os objetivos específicos são "analisar as pesquisas utilizadas para a criação da Marca Brasil" e "verificar como a Marca País Brasil é usada na web ". A partir da análise dos Planos Aquarela do governo federal, reportagens de portais de notícia e artigos da EMBRATUR (Instituto Brasileiro do Turismo), concluímos que os principais resultados deste trabalho são que, na primeira década de 2000, o governo federal se dedicou à pesquisa sobre o turismo brasileiro e criou a Marca Brasil como estratégia de promoção internacional. Mas, quando a Marca Brasil foi alterada em 2019, a EMBRATUR não divulgou nenhum documento para sustentar as escolhas da nova marca brasileira, que foi alvo de vários críticos, e também violou direitos autorais da fonte de um designer francês.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph has its theme Country Brand and tourism in Brazil. The question that guides this research is: How the Brazil Brand is internationally designed for tourism? The general objective is "map the mains strategies of Brazil Brand for tourism between 2003-2019". The specific objectives are "analyze the researches used for the conception of the Brazil Brand" and "verify how the Brazil Country Brand is use on web". By the analysis of the Aquarela Plans from the federal government, reports from news portals and articles from EMBRATUR (Brazilian Institute for Tourism), we conclude that the main results of this work are that in the first decade of 2000s, the federal government was dedicated to research on Brazilian tourism, and created the Brazil Brand as a strategy for international promotion. But, when the Brazil Brand was changed in 2019, EMBRATUR did not release any documents to sustain the choices for the new Brazilian brand, which was a target for several critics, and also violated a french designer copyright.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTourismen
dc.subjectTurismo : Brasilpt_BR
dc.subjectCountry Branden
dc.subjectMarca paíspt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectPlano Aquarelaen
dc.subjectCommunicationen
dc.titleMarca-país e turismo: um estudo sobre o desenvolvimento da Marca Brasil (2003-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115959pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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