Marca-país e turismo: um estudo sobre o desenvolvimento da Marca Brasil (2003-2019)
Fecha
2019Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Esta monografia tem como tema marca-país e turismo no Brasil. A questão que norteia esta pesquisa é: como a Marca Brasil é projetada internacionalmente para o turismo? O objetivo geral é "mapear as principais estratégias da marca Brasil para o turismo entre 2003 e 2019". Os objetivos específicos são "analisar as pesquisas utilizadas para a criação da Marca Brasil" e "verificar como a Marca País Brasil é usada na web ". A partir da análise dos Planos Aquarela do governo federal, reportagens de p ...
Esta monografia tem como tema marca-país e turismo no Brasil. A questão que norteia esta pesquisa é: como a Marca Brasil é projetada internacionalmente para o turismo? O objetivo geral é "mapear as principais estratégias da marca Brasil para o turismo entre 2003 e 2019". Os objetivos específicos são "analisar as pesquisas utilizadas para a criação da Marca Brasil" e "verificar como a Marca País Brasil é usada na web ". A partir da análise dos Planos Aquarela do governo federal, reportagens de portais de notícia e artigos da EMBRATUR (Instituto Brasileiro do Turismo), concluímos que os principais resultados deste trabalho são que, na primeira década de 2000, o governo federal se dedicou à pesquisa sobre o turismo brasileiro e criou a Marca Brasil como estratégia de promoção internacional. Mas, quando a Marca Brasil foi alterada em 2019, a EMBRATUR não divulgou nenhum documento para sustentar as escolhas da nova marca brasileira, que foi alvo de vários críticos, e também violou direitos autorais da fonte de um designer francês. ...
Abstract
This monograph has its theme Country Brand and tourism in Brazil. The question that guides this research is: How the Brazil Brand is internationally designed for tourism? The general objective is "map the mains strategies of Brazil Brand for tourism between 2003-2019". The specific objectives are "analyze the researches used for the conception of the Brazil Brand" and "verify how the Brazil Country Brand is use on web". By the analysis of the Aquarela Plans from the federal government, reports ...
This monograph has its theme Country Brand and tourism in Brazil. The question that guides this research is: How the Brazil Brand is internationally designed for tourism? The general objective is "map the mains strategies of Brazil Brand for tourism between 2003-2019". The specific objectives are "analyze the researches used for the conception of the Brazil Brand" and "verify how the Brazil Country Brand is use on web". By the analysis of the Aquarela Plans from the federal government, reports from news portals and articles from EMBRATUR (Brazilian Institute for Tourism), we conclude that the main results of this work are that in the first decade of 2000s, the federal government was dedicated to research on Brazilian tourism, and created the Brazil Brand as a strategy for international promotion. But, when the Brazil Brand was changed in 2019, EMBRATUR did not release any documents to sustain the choices for the new Brazilian brand, which was a target for several critics, and also violated a french designer copyright. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (36671)Tesinas Comunicación Social (1829)
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