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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorRosa, Dayanna Uhmann dapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:46Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211970pt_BR
dc.description.abstractO empreendedorismo é uma realidade cada vez mais presente no debate em sociedade, sendo um percurso naturalizado no contexto político-econômico que o país vive, tornando-se um pilar de potencialidades para o sucesso de muitas organizações. Ao nascer uma empresa, nasce também um novo negócio, que pode oferecer impacto social. Nessa esfera, o presente estudo busca investigar como a inovação e a construção de marcas com impacto social ganham prestígio frente aos consumidores e se destacam perante grandes empresas tradicionais. Como objetivos específicos, tem-se: evidenciar os processos de inovação adotados pelas organizações na atualidade e analisar como é o posicionamento de marca de uma empresa com impacto social. Seguindo dentro desse contexto de inovação e impacto social, explorar como isso é comunicado e percebido pelos consumidores, à medida que se analisa o relacionamento entre marca e consumidores da empresa Dobra, localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Para tanto, o estudo conta como metodologia com a pesquisa bibliográfica, somada à base teórica sobre inovação e modelos de negócio, contemplando autores como Tidd e Bessant (2009), Tigre (2006) e Ries (2017), e na área de marketing e marca referências como Kotler, Kartajaya e Setiawan (2012 e 2017), além de outros. O olhar do consumidor e do gestor também foram analisados no estudo de caso da Dobra, contemplando a realização de uma etapa de campo com 6 (seis) entrevistas em profundidade que buscaram responder aos objetivos da pesquisa. Os resultados apontaram para a comprovação de que o impacto social e a inovação são fatores cruciais na concepção de empresas na atualidade, além de ser uma forma para que organizações tradicionais se mantenham atraentes perante os seus públicos.pt_BR
dc.description.abstractEntrepreneurship is an increasingly present reality in the debate in society, being a naturalized path in the political-economic context that the country lives, becoming a pillar of potential for the success of many activities. When you start a business, also create a new business that can deliver social impact. In this sphere, the present study seeks to investigate how innovation and construction of brands with social impact, as a gain of prestige before consumers and stand out by large traditional companies. The applicable objectives include: highlighting the innovation processes adopted by organizations today and analyzing the brand positioning of a company with social impact. Following this context of innovation and social impact, explore how this is disseminated and perceived by consumers, measuring whether it analyzes or relates brand and consumer company Dobra, located in Montenegro, Rio Grande do Sul. To do so, the study tells how methodology with bibliographic research, based on the theoretical theory about innovation and business models, including authors such as Tidd and Bessant (2009), Tigre (2006) and Ries (2017), and in the area of marketing and reference brands such as Kotler, Kartajaya and Setiawan (2012 and 2017), among others. The eyes of the consumer and the manager were also not analyzed in the Dobra case study, contemplating the realization of a field stage with 6 (six) in-depth interviews that seek answers to the research objectives. The results pointed to the proof of social impact and innovation are crucial factors in companies today, as well as being a way for traditional categories if they keep attracting their audiences.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectBusiness modelsen
dc.subjectPositive impacten
dc.subjectDobraen
dc.titleA relevância do impacto positivo e da inovação para a concepção de uma empresa de sucesso : um estudo de caso da empresa Dobrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116095pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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