Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Fernanda Carvalho dept_BR
dc.contributor.authorHeimig, Isadora Mainespt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211966pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa trata-se de investigar e de analisar as estratégias de comunicação e de mediação em uma exposição de arte, no espaço autônomo Casa Baka. Já os objetivos específicos perpassam: contextualizar a cena dos espaços autônomos de arte no Brasil, especialmente em Porto Alegre; investigar como se desenvolvem as estratégias de comunicação organizacional na Casa Baka; investigar como se desenvolvem as estratégias de mediação da arte na Casa Baka; verificar as possíveis aproximações entre a comunicação organizacional e a mediação de arte desenvolvidas na Casa Baka. As teorias aqui aprofundadas somam os conceitos das áreas da Comunicação, da Museologia e das Artes Visuais e permeiam os estudos de espaços autônomos (NUNES, 2013; PAIM, 2004), de políticas culturais (CALABRE, 2009), de sistema da arte (ALBUQUERQUE, 2006), de hibridização (CANCLINI, 2000), de micropolítica (SIMÕES, 1995), de disputa de poder (FREIRE, 1996; SIMÕES, 1997), de comunicação organizacional (ALMEIDA, 2007; GRUNIG, 2003; KUNSCH, 1986), de mediação em arte (COUTINHO, 2009; FLETCHER, 2009; GRINSPUM, 2014; PÉREZ-BARREIRO, 2011) e de interpretação da arte (MESZAROS, 2011). Já quanto ao método, optou-se pela observação, aplicando-se as técnicas de pesquisa bibliográfica, observação com coleta de dados, observação participante, entrevista por pautas e análise de conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research is to investigate and analyse the communication and mediation strategies in an art exhibition in the autonomous space Casa Baka. The specific purposes permeate: contextualizing the scenario of autonomous art spaces in Brazil, especially in Porto Alegre; investigating how strategies of organizational communication are developed at Casa Baka; investigating how strategies of art mediation are developed at Casa Baka; verifying possible approximations between organizational communication and art mediation developed at Casa Baka. The theories addressed here assemble concepts of Communication, Museology and Visual Arts and permeate the study of autonomous spaces (NUNES, 2013; PAIM, 2004), cultural policies (CALABRE, 2009), art system (ALBUQUERQUE). , 2006), hybridization (CANCLINI, 2000), micropolitics (SIMÃO, 1995), power dispute (FREIRE, 1996; SIMÃO, 1997), organizational communication (ALMEIDA, 2007; GRUNIG, 2003; KUNSCH, 1986), mediation in art (COUTINHO, 2009; FLETCHER, 2009; GRINSPUM, 2014; PÉREZ-BARREIRO, 2011) and interpretation of art (MESZAROS, 2011). Regarding the method, it was opted for observation, applying techniques of bibliographic research, observation with data collection, participant observation, interview agenda and content analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutonomous spaces in contemporary arten
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEspaço culturalpt_BR
dc.subjectOrganizational communicationen
dc.subjectArt mediationen
dc.titleCasa Baka : pensando a comunicação e a mediação em um espaço autônomo de artept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115967pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples