Casa Baka : pensando a comunicação e a mediação em um espaço autônomo de arte
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O objetivo desta pesquisa trata-se de investigar e de analisar as estratégias de comunicação e de mediação em uma exposição de arte, no espaço autônomo Casa Baka. Já os objetivos específicos perpassam: contextualizar a cena dos espaços autônomos de arte no Brasil, especialmente em Porto Alegre; investigar como se desenvolvem as estratégias de comunicação organizacional na Casa Baka; investigar como se desenvolvem as estratégias de mediação da arte na Casa Baka; verificar as possíveis aproximaçõ ...
O objetivo desta pesquisa trata-se de investigar e de analisar as estratégias de comunicação e de mediação em uma exposição de arte, no espaço autônomo Casa Baka. Já os objetivos específicos perpassam: contextualizar a cena dos espaços autônomos de arte no Brasil, especialmente em Porto Alegre; investigar como se desenvolvem as estratégias de comunicação organizacional na Casa Baka; investigar como se desenvolvem as estratégias de mediação da arte na Casa Baka; verificar as possíveis aproximações entre a comunicação organizacional e a mediação de arte desenvolvidas na Casa Baka. As teorias aqui aprofundadas somam os conceitos das áreas da Comunicação, da Museologia e das Artes Visuais e permeiam os estudos de espaços autônomos (NUNES, 2013; PAIM, 2004), de políticas culturais (CALABRE, 2009), de sistema da arte (ALBUQUERQUE, 2006), de hibridização (CANCLINI, 2000), de micropolítica (SIMÕES, 1995), de disputa de poder (FREIRE, 1996; SIMÕES, 1997), de comunicação organizacional (ALMEIDA, 2007; GRUNIG, 2003; KUNSCH, 1986), de mediação em arte (COUTINHO, 2009; FLETCHER, 2009; GRINSPUM, 2014; PÉREZ-BARREIRO, 2011) e de interpretação da arte (MESZAROS, 2011). Já quanto ao método, optou-se pela observação, aplicando-se as técnicas de pesquisa bibliográfica, observação com coleta de dados, observação participante, entrevista por pautas e análise de conteúdo. ...
Abstract
The purpose of this research is to investigate and analyse the communication and mediation strategies in an art exhibition in the autonomous space Casa Baka. The specific purposes permeate: contextualizing the scenario of autonomous art spaces in Brazil, especially in Porto Alegre; investigating how strategies of organizational communication are developed at Casa Baka; investigating how strategies of art mediation are developed at Casa Baka; verifying possible approximations between organizatio ...
The purpose of this research is to investigate and analyse the communication and mediation strategies in an art exhibition in the autonomous space Casa Baka. The specific purposes permeate: contextualizing the scenario of autonomous art spaces in Brazil, especially in Porto Alegre; investigating how strategies of organizational communication are developed at Casa Baka; investigating how strategies of art mediation are developed at Casa Baka; verifying possible approximations between organizational communication and art mediation developed at Casa Baka. The theories addressed here assemble concepts of Communication, Museology and Visual Arts and permeate the study of autonomous spaces (NUNES, 2013; PAIM, 2004), cultural policies (CALABRE, 2009), art system (ALBUQUERQUE). , 2006), hybridization (CANCLINI, 2000), micropolitics (SIMÃO, 1995), power dispute (FREIRE, 1996; SIMÃO, 1997), organizational communication (ALMEIDA, 2007; GRUNIG, 2003; KUNSCH, 1986), mediation in art (COUTINHO, 2009; FLETCHER, 2009; GRINSPUM, 2014; PÉREZ-BARREIRO, 2011) and interpretation of art (MESZAROS, 2011). Regarding the method, it was opted for observation, applying techniques of bibliographic research, observation with data collection, participant observation, interview agenda and content analysis. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36819)Tesinas Comunicación Social (1829)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License