Show simple item record

dc.contributor.advisorLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.contributor.authorMaciel, Camila do Pradopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211962pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca contribuir para a compreensão da produção de sentido no cinema por meio da música e suas relações com a imagem, procurando ampliar o horizonte de conhecimento sobre a linguagem musical, pautando-se nos estudos semióticos. Para se discutir as implicações semióticas da música, recorre-se à obra de Peirce (2005) e aos estudos de Santaella (2001) sobre as semioses da música. O corpus selecionado para o estudo são trechos dos filmes Interestelar (2014) e Dunkirk (2017), com a análise das trilhas musicais de Hans Zimmer. Para o estudo, são considerados os seguintes procedimentos composicionais: marcação do tempo com referência ao som do relógio (uso de “tique-taque”), padrão escalar ascendente e aplicação de ilusão auditiva (Shepard Tone). Os procedimentos foram selecionados por serem recorrentes nos filmes em estudo. O objetivo geral do trabalho é compreender semioticamente procedimentos composicionais que recorrem nas trilhas musicais de Hans Zimmer para os filmes de Christopher Nolan, sistematizando tais procedimentos no que tange à produção de tensão musical e sua inserção nos filmes. Identifica-se, nas análises, à luz das categorias dos modos de ouvir (Santaella, 2001), tensionamentos ora comocionais, ora pré-emocionais, ora emocionais.pt_BR
dc.description.abstractThis research seeks to contribute to the understanding of the production of meaning in cinema through music and its relations with the image, seeking to broaden the horizon of knowledge about musical language, based on semiotic studies. To discuss the semiotic implications of music, we refer to Peirce's work (2005) and Santaella's studies (2001) about music semioses. The corpus selected for the study are excerpts from the movies Interstellar (2014) and Dunkirk (2017), with the analysis of Hans Zimmer's music tracks. For the study, the following are considered compositional procedures: time marking with reference to the clock sound (use of “ticking”), the default climb up and auditory illusion application (Shepard Tone). The procedures were selected because they are recurrent in the movies of this study. The general objective of this research is to semiotically comprehend compositional procedures that recur in Hans Zimmer 's musical tracks for Christopher Nolan' s movies, systematizing these procedures in relation to the production of musical tension and its insertion in the movies. In the analyzes, in the light of the categories of ways of listening (Santaella, 2001), one identifies sometimes with commotion, sometimes pre-emotional, sometimes emotional.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrilha sonorapt_BR
dc.subjectHans Zimmeren
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectMusic tracken
dc.subjectMovie theateren
dc.subjectAnálise semióticapt_BR
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectPeirceen
dc.subjectTensionen
dc.titleHans Zimmer e a produção musical de tensão no cinema : análise de procedimentos composicionais em Interestelar e Dunkirkpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRocha Pereira, Demétrio Jorgept_BR
dc.identifier.nrb001115963pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record