Contraditórios, paradoxais e multifacetados : os protagonistas da renascença Disney
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Para a Disney, os anos 90 foram marcados por recuperações econômicas e por uma sequência de filmes que entrariam para a história. Mais da metade deles, tendo protagonistas masculinos. Esse trabalho usa da análise de conteúdo como método de pesquisa para entender paralelos e divergências na representação dos personagens dos filmes Aladdin (1992), O Rei Leão (1994), O Corcunda de Notre Dame (1996), Hércules (1997) e Tarzan (1999), levando em consideração os protagonistas e a forma com a qual eles ...
Para a Disney, os anos 90 foram marcados por recuperações econômicas e por uma sequência de filmes que entrariam para a história. Mais da metade deles, tendo protagonistas masculinos. Esse trabalho usa da análise de conteúdo como método de pesquisa para entender paralelos e divergências na representação dos personagens dos filmes Aladdin (1992), O Rei Leão (1994), O Corcunda de Notre Dame (1996), Hércules (1997) e Tarzan (1999), levando em consideração os protagonistas e a forma com a qual eles lidam com seus contextos, seus valores e, claro, os outros personagens. Palavras chave: Cultura das mídias; Disney ...
Abstract
To Disney, the 90’s were marked by economic recoveries and by a sequel of movies that would become history. More than half of them, with male protagonists. This present work uses content analysis as a method of research to understand parallels and divergences on the representation of the characters in Aladdin (1992), The Lion King (1994), The hunchback of Notre Dame (1996), Hercules (1997) and Tarzan (1999), by taking in consideration the protagonists and the way they handle their contexts, val ...
To Disney, the 90’s were marked by economic recoveries and by a sequel of movies that would become history. More than half of them, with male protagonists. This present work uses content analysis as a method of research to understand parallels and divergences on the representation of the characters in Aladdin (1992), The Lion King (1994), The hunchback of Notre Dame (1996), Hercules (1997) and Tarzan (1999), by taking in consideration the protagonists and the way they handle their contexts, values and, of course, other characters. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License