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dc.contributor.advisorWeber, Maria Helenapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Samantha Silva dospt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:18Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211933pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o intuito de analisar a construção da figura do “mito” de Jair Bolsonaro através de seu discurso no Twitter a partir de seu grande destaque midiático em 2016, após declaração na votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. O objetivo geral é identificar a existência de indícios da construção do mito nos tweets de Jair Bolsonaro, considerando as contribuições da semiologia, da comunicação digital, da antropologia e da ciência política. A partir dele, foram estabelecidos como objetivos identificar as principais características do mito tendo, baseando-se no levantamento teórico; identificar as características principais do discurso de Jair Bolsonaro no Twitter no período de 2016 a 2018; e, por fim, verificar a existência de indícios de construção do mito nos tweets do ex-parlamentar. Como metodologia, optou-se por utilizar uma pesquisa de caráter exploratório (GIL, 2008), de abordagem quantitativa-qualitativa (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), usando procedimento de estudo de caso por meio das técnicas de levantamento bibliográfico e coleta de dados. Como base teórica, foram utilizados, com relação à temática da Internet e sua relação com a política, autores como Bimber (1998) e Sustein (2001), além de Santaella e Lemos (2010), Marques e Aquino (2013) e Lévy (2010). Já a relação com o mito deu-se com autores como Barthes (2006; 2013), Sorel (1992), Miguel (1998), Malinowski (2014), Vernant (1992) e Balandier (1976), entre outros. Os conceitos apresentados por tais autores serviram de base para a análise de conteúdo que teve como corpus os tweets de Jair Bolsonaro no Twitter de 2016 a 2018. Através da análise de 2270 tweets, compreende-se que há indícios da construção do mito nos tweets de Bolsonaro no período selecionado. Tais indícios foram organizados através de cinco categorias: Exclusividade do Mito, Mecanismos do Mito, Oposição à Razão, Função Social do Mito e Origem e contexto do mito – com maior volume de tweets, respectivamente. Assim, foi possível compreender mais sobre a o modo como essa figura apresenta-se e abre margem para ser apreendida como tal.pt_BR
dc.description.abstractThe present work intends to analyze the construction of the figure of the “myth” of Jair Bolsonaro through his speech on Twitter from his great media highlight in 2016, after a declaration on the impeachment process of former president Dilma Rousseff. The overall objective is to identify the existence of myth construction in Jair Bolsonaro's tweets, considering the contributions of semiology, digital communication, anthropology and political science. From it, were established as objectives to identify the main characteristics of the myth having, based on the theoretical survey; identify the main features of Jair Bolsonaro's speech on Twitter from 2016 to 2018; and finally, to verify the existence of signs of myth construction in the tweets of the former parliamentarian. As a methodology, we chose to use an exploratory research (GIL, 2008), with a quantitative-qualitative approach (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), using case study procedure through the techniques of bibliographic survey and data collection. As a theoretical basis, authors such as Bimber (1998) and Sustein (2001), as well as Santaella and Lemos (2010), Marques and Aquino (2013) and Lévy (with regard to the Internet theme and its relation to politics) were used. 2010). The relationship with myth occurred with authors such as Barthes (2006; 2013), Sorel (1992), Miguel (1998), Malinowski (2014), Vernant (1992) and Balandier (1976), among others. The concepts presented by these authors served as the basis for the content analysis that was based on Jair Bolsonaro's tweets on Twitter from 2016 to 2018. Through the analysis of 2270 tweets, it is understood that there is evidence of the myth construction in the tweets of Jair Bolsonaro. Bolsonaro in the selected period. These clues were organized into five categories: Myth Exclusivity, Myth Mechanisms, Reason Opposition, Myth Social Function, and Myth Origin and Context - with the highest volume of tweets, respectively. Thus, it was possible to understanden
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterneten
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectPoliticsen
dc.subjectPolítica : Brasilpt_BR
dc.subjectMythen
dc.subjectBolsonaroen
dc.subjectTwitteren
dc.titleMito é o lema : a construção de Bolsonaro em milhares de tweetspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116137pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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