Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorKern, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-16T03:38:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211927pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa construção da fama do apresentador Fred, do canal brasileiro Desimpedidos no YouTube, através do uso de estratégias performáticas de apresentação. Interações sociais são conceituadas a partir de Goffman (1985) e modelos de organização social das interações são introduzidos por Thompson (1998, 2018). Um panorama do consumo midiático é tecido a partir de autores como Anderson (2006), Jenkins (2008), Hall (2011), Lapolli e Gauthier (2008), entre outros. A construção de celebridades é elucidada e a ilusão de intimidade entre fãs e celebridades é apresentada (ROJEK, 2008, THOMPSON, 1998). O corpus é formado por dois programas (Fred +10 e Desafio do Fred) e dois vídeos: o vídeo de candidatura à vaga de apresentador do canal e o vídeo mais visualizado do canal, uma entrevista de Fred com Cristiano Ronaldo. Regiões de fachada e fundo das interações sociais compõem a matriz de análise, conjuntamente com estratégias de apresentação em interações (GOFFMAN, 1985; THOMPSON, 1998, 2018; CHEN, 2014): a região da fachada social, composta por aparência, maneira e cenário é analisada, somada às estratégias de autopromoção, idealização, mistificação, basking e destino receptor. A pesquisa conclui que Fred se utiliza de estratégias para o estabelecimento de uma imagem positiva frente aos fãs ressaltando suas habilidades no campo performático do futebol, desfrutando da imagem positiva de celebridades que participam de seus programas, buscando criar em seu público uma ilusória sensação de intimidade e participação em sua trajetória.pt_BR
dc.description.abstractThe present work analyzes the building of the fame of Fred, a YouTube host from the Brazilian channel Desimpedidos, through the performance of self-presentation strategies. Social interactions are conceptualized from Goffman (1985) and models of social organization of interactions are introduced through Thompson (1998, 2018). A panorama of media consumption is portrayed from authors such as Anderson (2006), Jenkins (2008), Hall (2011), Lapolli and Gauthier (2008), among others. Celebrity building is elucidated and the illusion of intimacy between fans and celebrities is presented (ROJEK, 2008, THOMPSON, 1998). The corpus is made up of two shows (Fred +10 and Desafio do Fred) and two videos: the video in which the host applied for a position at the channel and the channel's most viewed video, an interview by Fred with Cristiano Ronaldo. Front stage and background stage regions of social interactions make up the matrix of analysis, along with strategies for self-presentation in interactions (GOFFMAN, 1985; THOMPSON, 1998, 2018; CHEN, 2014): the front stage region, composed by appearance, manner and scenery, is analyzed, in addition to the strategies of self-promotion, idealization, mystification, basking and recipient address. The research concludes that Fred uses strategies to establish a positive image towards the fans, emphasizing his performance skills in soccer, making use of the positive image of celebrities that participate in his programs, seeking to create in his audience an illusory sense of intimacy and participation in its trajectory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesimpedidosen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectInfluenciador digitalpt_BR
dc.subjectCelebrityen
dc.subjectSocial interactionen
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.titleA construção da fama no canal Desimpedidos do Youtube: análise das estratégias performáticas do personagem Fredpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116097pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem