Show simple item record

dc.contributor.authorXavier, Leonardo Montespt_BR
dc.contributor.authorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Tércia Lopespt_BR
dc.date.accessioned2020-07-11T03:53:31Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1676-6016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211838pt_BR
dc.description.abstractA Contabilidade, por ser uma fornecedora de dados para os clientes internos e externos, é uma das áreas mais impactadas com o surgimento de novas tecnologias. Com o advento da quarta revolução industrial, surgirão novas demandas e novos modelos de negócios, que transformarão a economia em escala global. Diante desse cenário, este estudo tem o objetivo de analisar o perfil do profissional de Contabilidade frente aos avanços tecnológicos, visando explorar a forma como ele se comporta em relação às novas tendências. A pesquisa é classificada como descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando o levantamento de dados como procedimento técnico. A pesquisa contou com a participação de 94 profissionais atuantes nas áreas de controladoria, societária, governamental, tributária, departamento pessoal e finanças. O resultado está demonstrado na análise individual da percepção dos respondentes quanto à realização de cursos em áreas de tecnologia a fim de se prepararem para atuar no mercado. O estudo contribui, evidenciando que a maior parte dos profissionais tem interesse em se adequar às novas tecnologias para atender às exigências da função. Contudo, houve algumas resistências às mudanças, principalmente entre os profissionais abaixo dos 35 anos e da área societária. Além disso, notou-se a indiferença dos que atuam na área tributária, contrariando estudos que apontam alta propensão desse segmento à automação e ao uso de tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractAccounting as a data provider for internal and external clients, is one of the most affected areas by the emergence of new technologies. With the advent of the fourth industrial revolution, new demands and new business models will arise, and they will transform the economy on a global scale. In the light of this scenario, this study aims to analyze the profile of the accounting professional in the face of technological advances, with a view to exploring the way in which he behaves in relation to the new trends. which they behave in relation to the new trends. The survey is classified as descriptive, with a quantitative approach, using the data survey as a technical procedure. The research had the participation of 94 professionals, acting in the field of controllership, corporate, government, tributary, personal department, and finance. The result is demonstrated up in the individual analysis of the respondents’ perception as for the accomplishment of courses in technology areas in order that they are prepared to act in the market. The study contributes, showing up that most of the professionals have an interest in adapting to new technologies to meet the function requirements. However, there was some resistance to the change, especially among professionals under 35 years old and workers of the corporate area. Furthermore, the indifference of the individuals acting in the tributary area was noted, contradicting studies that pointed to a high propensity of this segment for automation and for the use of technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofContexto. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 45 (maio/ago. 2020), p. 34-50pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccountingen
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectTechnological Advancesen
dc.titleIndústria 4.0 e avanços tecnológicos da área contábil : perfil, percepções e expectativas dos profissionaispt_BR
dc.title.alternativeIndustry 4.0 and technological advances in the accounting area : profile, perceptions and expectations of the professionalsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114725pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record