Show simple item record

dc.contributor.authorAssis, Évelin Fulginiti dept_BR
dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-11T03:53:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0101-9031pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211808pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva investigar o conhecimento metacognitivo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação às sessões de intervenção que os sujeitos participaram, e verificar se este conhecimento corresponderia ao desempenho dos estudantes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, inicialmente são discutidos estudos buscando evidenciar o conceito de metacognição e sua relação com a matemática. Este estudo contou com 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 3 escolas públicas de Porto Alegre. A investigação do conhecimento metacognitivo ocorreu através de três perguntas realizadas, pela pesquisadora, ao final da última sessão de uma intervenção em princípios de contagem. As respostas das crianças foram categorizadas e relacionadas com o desempenho destas em avaliação dos princípios de contagem. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos mostrou bom conhecimento metacognitivo, demonstrando correspondência entre o que responderam à pesquisadora e o desempenho na avaliação.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this article is to investigate the metacognitive knowledge of students in the first year of elementary school, related to the intervention sessions in which they participated, and to verify if this knowledge would correspond to their achievement in a counting principles evaluation task. In order to do that, initially studies are discussed, aiming to evidence the concept of metacognition and its relation to mathematics. This study counted with 60 students of the first year of elementary school, from 3 public schools, located in Porto Alegre. The investigation of metacognitive knowledge occurred through three questions made by the experimenter after the finalization of an intervention in counting principles. The children’s answers were categorized and related to their achievement in the counting principles evaluation task. The results reveal that most of the students demonstrated good metacognitive knowledge, showing correspondence between their answers and the achievement in the evaluation task.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 45 (2020), p. 1-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMetacognitive knowledgeen
dc.subjectConhecimento cognitivopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCounting principlesen
dc.subjectInitial mathematicsen
dc.titleRelação entre conhecimento metacognitivo e desempenho em princípios de contagempt_BR
dc.title.alternativeRelations between metacognitive knowledge and performance in counting principles en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114710pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record