Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCorrêa, Maurício de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorVanz, Samile Andrea de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-10T03:42:16Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1981-6278pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211718pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute a inflência que o conteúdo publicado no YouTube exerce na formação do capital social, a partir da análise do vídeo mais popular de um canal de divulgação científia de questões abordadas pela psicologia e dos comentários a ele associados. Na análise dos comentários, foram utilizados os procedimentos metodológicos da teoria fundamentada. No fial da pesquisa, foram identifiadas três práticas discursivas que, no contexto de estudo, contribuem para a formação do capital social e de valores a ele relacionados. As formas de capital social encontradas com mais frequência foram a do capital relacional, do capital cognitivo e a da confinça no ambiente social. Entre os valores construídos pelos usuários em suas práticas discursivas estão a visibilidade, a legitimação e o suporte social. Esse último merece destaque por perpassar todas as categorias principais. Concluímos que o conteúdo do vídeo funciona como catalisador para diferentes práticas sociais que culminam na formação do capital social.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the influence of YouTube content on the formation of social capital from the analysis of the most popular psychology video on Brazilian Science YouTube Channel and also of the comments made by its users. In the analysis of the comments, the methodological procedures of the grounded theory were used. At the end of the research, three discursive practices were identified and in the study context they aid in the formation of social capital and of related values. The most frequent forms of social capital that we found were those of the relational capital, of the cognitive capital and of the trustworthiness in the interaction with other people in that social environment. Among the values constructed by users in their discursive practices are visibility, legitimation and social support. The latter deserves special mention because it intersects all the main categories. We have come to the conclusion that the content of the video serves as catalyst for different social practices that culminate in the formation of social capital.en
dc.description.abstractEste artículo discute la influencia del contenido publicado en YouTube sobre la formación del capital social, fundamentada en el análisis del vídeo más popular de un canal de divulgación científica de cuestiones abordadas por la psicología y en los comentarios a él asociados. En el análisis de los comentarios, se utilizaron los procedimientos metodológicos de la teoría fundamentada. En el final de la investigación, se identificaron tres prácticas discursivas que, en el contexto del estudio, contribuyen a la formación del capital social y de valores relacionados a él. Las formas de capital social encontradas con más frecuencia fueron la del capital relacional, del capital cognitivo y de la confianza en el ambiente social. Entre los valores construidos por los usuarios en sus prácticas discursivas están la visibilidad, la legitimación y el apoyo social. Este último merece destacarse por atravesar todas las categorías principales. Concluimos que el contenido del vídeo funciona como catalizador para diferentes prácticas sociales que culminan en la formación del capital social.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRECIIS : revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde. Rio de Janeiro. Vol. 14, n.1 (jan./mar. 2020), p. 167-83pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial capitalen
dc.subjectYouTube (Site)pt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectUser-generated contenten
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectYouTubeen
dc.subjectGrounded theoryen
dc.subjectCapital sociales
dc.subjectMedios socialeses
dc.subjectContenido generado por el usuárioes
dc.subjectTeoría Fundamentada.es
dc.titleA formação do capital social no YouTube: estudo com base em um canal de divulgação científica de questões abordadas pela psicologiapt_BR
dc.title.alternativeThe social capital formation on YouTube: study based on a health psychology video found in one of its Science Channelspt_BR
dc.title.alternativeLa formación del capital social en YouTube: estudio fundamentado en un canal de divulgación científica referente a cuestiones abordadas por la psicologíapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115311pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem