Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorDalla Zen, Maria Isabel Habckostpt_BR
dc.date.accessioned2020-07-10T03:41:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0102-4698pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211693pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisam-se práticas de leitura vinculadas ao contexto familiar de crianças de segundo ano do Ensino Fundamental de escola municipal de Porto Alegre/RS, bem como textos e materiais utilizados por elas em tais práticas. Situa-se nos campos do letramento, alfabetização e leitura, vistos sob os enfoques social, cultural, linguístico e pedagógico. Para geração dos dados, foram realizadas discussões com crianças em grupos focais, sendo os encontros registrados em diário de campo. A partir da análise dos dados, buscou-se identificar as práticas de leitura mais recorrentes apresentadas nos eixos: variedade de materiais e práticas de leitura apontada pelos participantes, protagonismo da criança-leitora em seu contexto familiar, perspectiva das crianças sobre gêneros e suportes de leitura. Constatouse que as crianças fizeram mais referência ao suporte do que ao gênero, sendo tal resultado significativo para o planejamento de práticas escolares de alfabetização e leitura, as quais são inventariadas ao final do textopt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes reading practices in the family environment of children in a second-grade class at a municipal elementary school in Porto Alegre/RS, as well as the texts and material used by the children. This study is situated in the fields of literacy and reading, under social, cultural, linguistic and pedagogical approaches. For data production, discussions involved children in focal groups, and all meetings were recorded in the field journal. The analysis of the data identified the most recurrent reading practices present in the axes: variety of reading material and reading practices indicated by the children, role of the child-reader within the family environment, children’s perspective regarding genres and reading material. It was established that the children referred more to the reading material than to the genre, and this result is of higher significance in the planning of classroom literacy and reading practices, which are assessed by the end of the texten
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em revista (Belo Horizonte). Belo Horizonte, MG. Vol. 36 (2020 ), p. 1-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReading practicesen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTextual genresen
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectReading materialen
dc.subjectLiteracyen
dc.titlePráticas de leitura, gêneros e suportes textuais do contexto familiar na perspectiva de crianças em classe de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeReading practices, genres and supporting reading material in the family environment through the children’s perspective in a literacy class en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001114633pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples