Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSchinaider, Fernandapt_BR
dc.contributor.authorHernandez, Aline Reis Calvopt_BR
dc.contributor.authorPetry, Liriane Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-09T03:42:09Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2448-0479pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211630pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa o processo de consciência e participação política dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) na construção da entidade máxima de representação estudantil: o Diretório Central de Estudantes (DCE). A discussão aprofunda duas das sete dimensões do Modelo Analítico de Estudo dos Fenômenos da Consciência Política proposto por Salvador Sandoval (2016). Os dados foram acessados por meio de análise documental, consulta a bases de dados públicas e aplicação de questionário, buscando analisar a estrutura, os objetivos, o contexto político de criação e atuação, o projeto, segundo as percepções dos membros do DCE na consolidação da entidade. Foram discutidos os conceitos de participação e representação política, consciência política, ação coletiva e, de forma pormenorizada, as dimensões “Identidade Coletiva”, “Crenças e Valores Societais”. Essas dimensões se expressam nos significados atribuídos à experiência política de participação, pois a participação política dos estudantes se configura a partir de espaços coletivos de discussão resultantes da cultura política em que estão inseridos. A formulação da consciência política é um processo de experiência subjetiva e influencia na intensidade da participação. A cultura política foi uma variável determinante à identidade coletiva, pois os estudantes que participaram DCE se identificaram a um grupo e compartilharam interesses coletivos, valores e crenças alinhados ao interesse grupal. Os dados indicam que as crenças e valores societais alinhados os objetivos e estratégias das ações irão impactar na eficácia política do projeto político e serão determinantes à sua manutenção e fortalecimento ou fragilização.pt_BR
dc.description.abstractThe article analyzes the process of awareness and political participation of the students of the Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Brasil, in the construction of the maximum student representation entity: the Diretório Central de Estudantes (DCE). The discussion deepens two of the seven dimensions of the Analytical Model of Study of the Phenomena of Political Consciousness proposed by Salvador Sandoval (2016). The data were accessed through documentary analysis, consultation of public databases and questionnaire application, seeking to analyze the structure, the objectives, the political context of creation and performance, the project, according to the perceptions of the DCE members in the consolidation of the entity. The concepts of participation and political representation, political awareness, collective action and, in a detailed way, the dimensions “Collective Identity”, “Societies Beliefs and Values” were discussed. These dimensions are expressed in the meanings attributed to the political experience of participation, since the political participation of the students is shaped by collective spaces of discussion resulting from the political culture in which they are inserted. The formulation of political consciousness is a process of subjective experience and influences the intensity of participation. Political culture was a determinant variable for collective identity, since the students who participated in the DCE identified themselves to a group and shared collective interests, values and beliefs aligned with the group interest. The data indicate that societal beliefs and values aligned with the objectives and strategies of the actions will impact on the political effectiveness of the political project and will be decisive for its maintenance and strengthening or weakening.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista eletrônica científica da UERGS [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n.2 (esp. 2019), p. 147-159pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectParticipationen
dc.subjectPolitical awarenessen
dc.titleO Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul como espaço de representação política : análises e discussões sobre consciência e participação políticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115050pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem