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dc.contributor.advisorGiumbelli, Emerson Alessandropt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Taylor Pedroso dept_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T03:42:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211489pt_BR
dc.description.abstractOs cultos da Brasa Church, ministério de jovens vinculado à Igreja Brasa, em Porto Alegre, RS, têm se destacado no cenário evangélico local pela implementação de uma tendência estético-musical denominada worship. A partir de uma abordagem material da religião, esta dissertação aborda as formas pelas quais o worship engaja sentidos e materialidades na produção de experiências religiosas cultuais. Tais experiências, dispostas em regimes de sensibilidade, promovem uma determinada “cultura” de adoração: uma “cultura do Reino”. Por essa disposição teológico-prática, os jovens são estimulados a transformar a “cultura” – instância que é situada no espaço do “mundo”, ou do secular. Os deslocamentos da “cultura” efetivados pela “cultura do Reino” evidenciam reconfigurações evangélicas quanto às relações entre sagrado e secular. Através de um trabalho etnográfico atento às mediações materiais da adoração, pretendese demonstrar como o worship materializa a “cultura do Reino” e se constitui em uma estética da adoração estabelecida a partir de articulações materiais que fornecem um suporte para a transformação da “cultura” para o Reino.pt_BR
dc.description.abstractThe cults of Brasa Church, a group of young people located in Porto Alegre, RS, Brazil, have stood out in the local evangelical scene due to implementation of an aestheticmusical tendency called worship music. From a material approach to religion, this dissertation addresses the ways in which worship music engages senses and materialities in the production of worship experiences in the cults. Such experiences, arranged in sensitivity regimes, promote a particular worship “culture”: a “Kingdom culture”. By this theological-practical disposition, young people are encouraged to transform “culture” - an instance that is located in the space of the “world”, or the secular. The displacements of the “culture” effected by the “Kingdom culture” evidence evangelical reconfigurations regarding the relationship between the sacred and the secular. Through an ethnographic work attentive to the material mediations of worship, it is intended to demonstrate how worship music materializes the “Kingdom culture” and constitutes a worship aesthetics established from material articulations that provide a support for the transformation of “culture” for the Kingdom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrasa Churchen
dc.subjectAntropologia e religiosidadept_BR
dc.subjectCulto religiosopt_BR
dc.subjectWorshipen
dc.subjectAdoração (Religião)pt_BR
dc.subjectKingdom cultureen
dc.subjectEvangelismopt_BR
dc.subjectWorship aestheticsen
dc.titleA “cultura” para o reino : materialidades e sentidos da adoração em uma juventude evangélica em Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115459pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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