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dc.contributor.advisorSantana, Ruth Marlene Campomanespt_BR
dc.contributor.authorGafforelli, Cecília Pelisolipt_BR
dc.date.accessioned2020-07-04T03:50:47Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211352pt_BR
dc.description.abstractA indústria automobilística tem sido constantemente desafiada a melhorar sua eficiência produtiva. Atitudes como a redução do desperdício e adoção de políticas sustentáveis de crescimento passaram a despertar interesse dos gestores. Seguindo então o princípio da economia circular é atualmente de interesse da indústria, a incorporação de resíduos gerados à matéria prima da fabricação de novos componentes dos veículos, agregando assim valor ambiental e monetário. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo avaliar a viabilidade da reintegração do resíduo de polipropileno (PP) gerado na indústria automotiva ao ciclo produtivo como componente da matéria-prima utilizada na injeção de para-choques (polipropileno com monômero de etileno-propileno-dieno (PP/EPDM)). Foi realizada a injeção de corpos de prova de compósitos de PP/EPDM/carga com quatro diferentes teores de material reciclado (0, 10, 20 e 30%) em suas composições, para análises de propriedades físicas, térmicas e mecânicas. Os corpos de prova foram submetidos aos ensaios de caracterização física, mecânica, termomecânica e térmica. Os resultados mais significativos demonstraram que as propriedades obtiveram desempenhos mais satisfatórios com a adição do PP reciclado em todos os teores. O material se tornou mais tenaz, com maior capacidade de absorção de energia ao impacto e, portanto, menos rígido. Através do ensaio de temperatura de deflexão térmica (HDT) foi possível verificar que 30% de teor de PP reciclado tornou o material mais suscetível à temperatura, quando submetido a esforço mecânico restringindo à sua aplicação como para-choque. Sob análise de desempenho versus sustentabilidade, limitar a incorporação de teores entre 10% e 20% de material reciclado parece ser o mais indicado. Assim sendo, é possível reintegrar resíduo de polipropileno ao ciclo produtivo de veículos, através de seu uso na matéria prima utilizada no processo de injeção de para-choques.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectPolipropilenopt_BR
dc.subjectResíduos industriaispt_BR
dc.titleReintegração de resíduo de polipropileno gerado pela indústria automotiva para composto termoplástico em para-choquespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113750pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Materiaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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