Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Rosane Nunespt_BR
dc.contributor.authorDalmolin, Antonio Marcos Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-01T03:38:16Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210812pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras. O referencial teórico foi composto de trabalhos relacionados à Educação do Campo, referenciais balizados pelo educador Paulo Freire e contribuições sobre a temática da interdisciplinaridade. A pesquisa foi do tipo qualitativa, composta de três momentos, o primeiro bibliográfico, com a análise de artigos de periódicos nacionais da área de Ensino. O segundo momento foi um estudo de campo, que utilizou as entrevistas semiestruturadas como instrumento de pesquisa. O terceiro momento foi uma reflexão sobre os elementos que mais se destacaram na análise do primeiro e do segundo momento. Os participantes da pesquisa foram os egressos e egressas das primeiras turmas das Licenciaturas em Educação do Campo – Ciências da Natureza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A técnica de análise dos materiais da pesquisa foi a Análise Textual Discursiva (ATD). A discussão dos resultados foi dividida em três capítulos. O terceiro capítulo da tese versou sobre a análise de artigos de periódicos pesquisados que resultou na discussão sobre formação docente do/no Campo em Ciências da Natureza, no debate dos currículos e culturas nesse contexto e as implicações socioambientais da vida e do trabalho do/no campo. O quarto capítulo tratou da análise das entrevistas realizadas, a partir das quais foram discutidos quatro elementos, que são as marcas resultantes da formação, a alternância, a formação por área de conhecimento em Ciências da Natureza e a Interdisciplinaridade. O quinto capítulo foi uma reflexão teórica, na forma de uma primeira aproximação ao tema da interdisciplinaridade, pois este assunto ganhou destaque nas discussões nos capítulos anteriores. Essa reflexão permitiu encontrar com elementos essenciais à construção da interdisciplinaridade. Na resposta ao problema de pesquisa, a interdisciplinaridade como conceituada nesta tese e voltada a compreender o mundo vivido, é o elemento que articula o diálogo entre a Educação do Campo e as Ciências da Natureza, na formação de educadoras e educadores do/no campo.pt_BR
dc.description.abstractThe present research had as main objective to understand how Rural Education dialogues with the Sciences of Natural, in teacher training in licentiate courses. The theoretical framework was composed of texts related to Rural Education, references supported by the educator Paulo Freire and contributions on the theme of interdisciplinarity. The research was of the qualitative type, composed of three moments, the first bibliographic, with the analysis of articles from national journals in the teaching area. The second moment was a fieldwork that used semi-structured interviews as a research instrument. The third moment was a reflection on the elements that stood out the most in the analysis of the first and second moments. The research participants were the first graduates of the Licentiate's in Rural Education - Natural Sciences, from the Federal University of Rio Grande do Sul. The technique for analyzing the research materials was Discursive Textual Analysis (DTA). The discussion of the results was divided into three chapters. The third chapter of the thesis dealt with the analysis of articles researched in journals, which resulted in the discussion about teacher training in Rural Education in the Natural Sciences area, in the debate of curriculums and cultures in the rural context and the socio-environmental implications of life and work in the rural area. The fourth chapter dealt with the analysis of the interviews carried out, of which four elements were discussed, which are: the marks resulting from the training, pedagogy of alternation, training in Natural Sciences and Interdisciplinarity. The fifth chapter was a theoretical reflection, in the form of a first approach to the theme of interdisciplinarity, because this subject was highlighted in the discussions in the previous chapters. This reflection made it possible to find elements essential to the construction of interdisciplinarity. In response to the research problem, the interdisciplinarity, as conceptualized in this thesis and aimed at understanding the lived world, it is the element that articulates the dialogue between the Rural Education and the Sciences of the Nature, in the training teachers in the rural context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRural educationen
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectNatural sciencesen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDiscursive textual analysisen
dc.titleÀ sombra deste jacarandá : articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001115597pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples