Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMorgavi, Regina Beatriz Lealpt_BR
dc.contributor.authorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-27T03:39:53Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2526-9542pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210731pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta aulas práticas no laboratório de Química como recurso pedagógico importante para auxiliar na construção dos conceitos trabalhados nos primeiros anos do ensino médio. O objetivo principal é favorecer aos alunos uma aprendizagem que tenha significado e possa relacionar as teorias normalmente estudadas na sala de aula com experimentos práticos facilitando o aprendizado e o despertar científico dos alunos. Descrevemos aqui estas atividades juntamente com argumentos e conclui-se o texto com os resultados obtidos. A presente pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Protásio Alves, situado na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Participaram alunos de quatro turmas do 1° ano do Ensino Médio, totalizando 106 alunos. Todas as turmas do turno da manhã com faixa etária de 14 a 16 anos.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents practical classes in the Chemistry laboratory as an important pedagogical resource to assist in the construction of concepts worked in the first years of high school. The main goal is to favor students who have meaningful learning and can relate the theories normally studied in the classroom with practical experiments that facilitate student learning and scientific awakening. We describe these activities together with arguments and conclude the text with the results obtained. The present research was carried out at Protásio Alves State College, located in the city of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. Students from four high school classes participated in the study, totaling 106 students. All classes of the morning shift with ages ranging from 14 to 16 yearsen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino. Cornélio Procópio, PR. Vol. 3, n. 1 (2019), p. 4-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExperimentsen
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectDidactic laboratoryen
dc.subjectLearningen
dc.titleEnsino experimental de química: recurso pedagógico - uso do laboraório nas aulas de ciências disciplina de química – desafios de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeExperimental teaching of chemistry : pedagogical resource - use of the laboratory in the classes of sciences chemistry discipline - learning challengesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001113355pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem