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dc.contributor.authorCimadevila, Mely Paula Rabadanpt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210546pt_BR
dc.description.abstractA análise trazida neste capítulo aponta a importância de atividades pedagógicas planejadas em multiformato para interfaces tangíveis, considerando- se mediações que desenvolvam, principalmente, a aptidão para realizar generalizações, um processo psicológico superior desenvolvido a partir da capacidade de abstração e síntese de sujeitos com diferentes processos de comunicação. Nesse sentido, busca-se apresentar a tarefa de uma atividade educacional tangível (AET), denominada de “Aventuras em Itapeva” e construída a partir dos pressupostos de Vygotsky, Leontyev e Davydov para o Projeto Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem - PITAIA - em Ciências para alunos com deficiência na comunicação (CAAE: 66927417.6.00005347, 04/06/2018), que utiliza da sensorialidade do sujeito, primordialmente através do uso do tato e da visualização, de forma a favorecer seu processo de aprendizagem. Visa-se, portanto, com esse tipo de atividade potencializar a percepção do sujeito de forma imersiva e contextualizada em tarefas pedagógicas envolvendo a temática do ensino de ciências. Sobre a formação de conceitos científicos e dando significado à análise aqui proposta, traz-se o resultado da experimentação de uma das tarefas da AET. Essa tarefa foi testada, principalmente, por pós-graduandos pesquisadores do Grupo Teias (Núcleo de Pesquisa de Tecnologias em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade). A AET utilizou de conteúdo curricular do Ensino Fundamental que diz respeito à Ecologia.pt_BR
dc.description.abstractThe analysis brought in this article points out the importance of pedagogical activities planned in multiformat for tangible interfaces, considering mediations that develop, mainly, the aptitude to realize generalizations, a superior psychological process developed from the capacity of abstraction and synthesis of subjects with different processes of communication. In this sense, the aim is to present the task of a tangible educational activity (AET), called “Adventures in Itapeva” and built from the assumptions of Vygotsky, Leontyev and Davydov for the Project Innovative Proposal of Assistive Technology for Inclusion and Learning - PITAIA - in Sciences for students with disabilities in communication (CAAE: 66927417.6.00005347, 06/04/2018), which uses the sensorially of the subject, primarily through the use of touch and visualization, in order to favour their learning process. Therefore, it is aimed at this type of activity to potentialize the subject’s perception in an immersive and contextualized way in pedagogical tasks involving the theme of science teaching. On the formation of scientific concepts and giving meaning to the analysis proposed here, we present the result of an experimentation from one of the tasks of the AET. This task was tested, mainly, by postgraduate researchers from the Teias Group (Nucleus of Technology Research in Education for Inclusion and Learning in Society). The AET used curricular content of Elementary School that concerns Ecology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 163-190pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormation of scientific conceptsen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectTangible interfaceen
dc.subjectMultiformat designen
dc.titleFormação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatospt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001115231pt_BR


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