Show simple item record

dc.contributor.advisorCalabró, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Renata Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:43Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210541pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo avaliar a política pública realizada pela CAPES no que tange ao incentivo à pesquisa e à formação de pessoal qualificado em nível superior na área de ciências forenses. Como objeto de estudo, utilizaram-se 20 projetos aprovados no âmbito do Edital Programa Ciências Forenses nº25/2014. O edital, ainda em andamento, visa a estimular a realização de projetos com caráter multi e interdisciplinar, possibilitando a produção de pesquisas científicas e a formação de recursos humanos na área forense. Desta forma, este trabalho apresenta o conceito geral de Ciclo da Política Pública, associa-o ao edital da CAPES e concentra-se no desenvolvimento do último estágio do ciclo, isto é, o estágio da avaliação. Para tanto, a cientometria é utilizada como a ferramenta principal para analisar os dados quantitativos e o software NVivo para interpretar os dados qualitativos. Ambos os conjuntos de dados foram obtidos por intermédio de um questionário elaborado no decorrer deste trabalho e enviado aos coordenadores dos projetos, além de alguns dados adicionais que foram importados diretamente de sistemas internos da CAPES que são utilizados rotineiramente para o acompanhamento de editais. A análise realizada neste trabalho permite concluir que os objetivos do programa foram alcançados, tanto no aspecto de formação de recursos humanos quanto no aspecto de produção científica. A partir dos dados coletados, evidencia-se a demanda por novos programas de fomento nessa área. Entretanto, algumas adequações são propostas para futuros editais.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to evaluate the public policy carried out by CAPES with regard to encouraging research and training of qualified personnel in higher education in the field of forensic sciences. Twenty projects approved under the Forensic Science Program Edict No. 25/2014 were used as the object of study. The public selection call, which is still in progress, aims to encourage the development of projects with a multi and interdisciplinary perspective, enabling the production of scientific research and the training of human resources in the forensic area. Thus, this work presents the general concept of Public Policy Cycle, its association with CAPES’ public selection call and it focuses on the development of the last stage of the cycle, that is, the evaluation stage. To this end, Scientometry is used as the main tool for analyzing quantitative data and the NVivo software is used for interpreting qualitative data. Both datasets were obtained through a questionnaire elaborated during this work and sent to the project coordinators, as well as some additional data that were imported directly from CAPES internal systems routinely used to monitor the public selection calls. The analysis performed in this work allows us to conclude that the objectives of the program were achieved, both in the aspect of human resources training and in the aspect of scientific production. The collected data show that there is a demand for new funding programs in this area. However, some adjustments are proposed for future public selection calls.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.subjectForensic science public selection callen
dc.subjectPolíticas públicas : Brasilpt_BR
dc.subjectFinanciamento da pesquisapt_BR
dc.subjectScientometryen
dc.subjectCiências forensespt_BR
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.titleAvaliação intermediária dos resultados alcançados pelos projetos aprovados no âmbito do edital Programa Ciências Forensespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTalhavini, Idelazil Cristina do Nascimentopt_BR
dc.identifier.nrb001115365pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record