Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCoutinho, Kátia Soarespt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210507pt_BR
dc.description.abstractA investigação centra-se na utilização da Comunicação Alternativa (CA), mais especificamente do uso de símbolos pictográficos no sistema SCALA1, em estratégias metodológicas para potencializar o processo de alfabetização de uma estudante de 13 anos, não alfabetizada, do 6º ano e com deficiência intelectual, estudante de uma escola municipal de Porto Alegre, RS. Emprega-se metodologia de viés qualitativo, com um estudo de caso, em onze interações com a estudante na própria escola. Os resultados apontam para alternativas de ensino-aprendizagem que podem fazer uso de recursos de CA, como os pictogramas, para auxiliar na mediação dos processos de alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Concluiu-se que houve progressos expressivos na compreensão do código alfabético e na maneira de operá-lo por parte da aluna.pt_BR
dc.description.abstractThe research focuses on the use of the Alternative Communication (AC), more specifically the use of pictographic symbols in the SCALA system, on methodological strategies to enhance the literacy process of a 13-year, non-literate student of 6th grade and with intellectual disability, student of a municipal school in Porto Alegre, RS. It is used qualitative methodology bias, with a case study in eleven interactions with the student at the school. The results point to teaching-learning alternatives that can make use of AC resources, such as pictograms, to help mediate the literacy processes of children with intellectual disabilities. It was concluded that there was significant progress in understanding the alphabet code and how the student operates it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 191-215pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPictographic symbolsen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlternative communicationen
dc.subjectSCALA systemen
dc.subjectIntellectual disabilityen
dc.titleSímbolos pictográficos e o sistema SCALA : recursos auxiliares para alfabetização de adolescente com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001115236pt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem