Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Napoliana Silva dept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorPerry, Gabriela Trindadept_BR
dc.date.accessioned2020-06-23T03:39:04Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210504pt_BR
dc.description.abstractA acessibilidade em plataformas de MOOCs é abordada na literatura em diferentes categorias temáticas que incluem a formação em acessibilidade, orientações para tornar os MOOCs acessíveis, design e implementação de MOOCs acessíveis e avaliação da acessibilidade. Os estudos das diferentes dimensões de acessibilidade em ambientes MOOCs têm sido motivados por questionamentos inerentes à característica aberta que não tem sido suficiente para que os cursos sejam acessíveis para todos, especialmente para pessoas com deficiência. Considerando essa problemática, essa pesquisa teve duplo objetivo: (i) abordar o atual cenário da acessibilidade em contextos de MOOCs; (ii) conduzir a avaliação de acessibilidade de um curso hospedado na plataforma Lúmina com o uso de uma ferramenta Web.pt_BR
dc.description.abstractAccessibility in MOOCs platforms is addressed in the literature in different thematic categories including accessibility training, guidelines for making MOOCs accessible, design and implementation of accessible MOOCs, and accessibility assessment. The studies of the different dimensions of accessibility in MOOC environments have been motivated by questions inherent to the open characteristic that has not been sufficient for the courses to be accessible to all, especially for people with disabilities. Considering this problem, this research had two objectives: (i) to address the current scenario of accessibility in contexts of MOOCs; (ii) conduct the accessibility assessment of a course hosted on the Lúmina platform with the use of a Web tool.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerry, Gabriela Trindade; Cardoso, Eduardo; Kulpa, Cínthia Costa (Orgs.). Informática na educação : recursos de acessibilidade da comunicação. Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2019. p. 13-33pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWeb accessibilityen
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectMOOCen
dc.subjectDistance Educationen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectPerson with disabilityen
dc.titleAnálise de acessibilidade no âmbito da plataforma de MOOCs Lúminapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001115218pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples