Show simple item record

dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.contributor.authorBatista, Bruno Nunespt_BR
dc.date.accessioned2020-06-20T03:41:01Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1984-2880pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210450pt_BR
dc.description.abstractComo é ser professor na contemporaneidade? Quais caminhos podem ser tomados na formação docente frente às expectativas da sociedade da informação? Existe no presente uma racionalidade pedagógica, ou não? Através desses e de outros ques-tionamentos, o artigo tem como objetivo encetar uma reflexão acerca do ensino enquanto uma emancipação docente e discente alicerçada na oportunidade à criati-vidade e que trabalhe pela incerteza. Para isso, é elencado o Pensamento Complexo e seus princípios, presentes na obra de Edgar Morin, no âmbito de uma conexão com a instituição escola. Argumentamos que um conhecimento provisório e unido pela totalidade da cultura, da biologia e da sociedade constitui uma possibilidade para o professor ressignificar sua prática e dar sentido ao seu conhecimento. Representa, de forma semelhante, um ideal de planejamento didático como artefato estraté-gico, consciente das aleatoriedades do espaço social e aberto às aventuras do acaso e da imprevisibilidade histórica. Nesse sentido, a obra de Edgar Morin contempla não uma inovadora educação, mas outro olhar sobre os processos pedagógicos, que começam a serem pensados pela ótica da compreensão humana, da religação de saberes e do restabelecimento da ética e da solidariedade, em meio à globalização.pt_BR
dc.description.abstractWhat does it mean to be a teacher nowadays? Which ways can be taken in teacher training considering the information society? Is there a pedagogical rea-soning nowadays? These and other questions are useful to bring out a reflection on teaching as a teacher and student emancipation process grounded on creativity and working through uncertainty. To achieve this goal we rely on the theoretical support of The Complexity Theory of Edgar Morin by bringing together complex thinking principles and the school institution. We defend a kind of knowledge that is provisional and bound by the totality of culture, biology and society. Such knowledge may be the foundation under which teachers can reframe their practice and make their knowledge meaningful. It also represents an ideal of educational planning as a strategic device aware of the social space randomness and open to adventures of chance and historical unpredictability. In this sense, Edgar Morin’s work embraces not an innovative education but another view on pedagogical processes thought through the lens of human understanding, the knowledge and the restoration of ethics and solidarity in a globalization age.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCompetência : revista da educação superior do Senac-RS. Vol. 9, n. 1 (jan./jul. 2016), p. 11-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComplex Thinkingen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectKnowledge of Knowledgeen
dc.subjectTeacher Trainingen
dc.titleA religação dos saberes e a ação estratégica : o pensamento complexo na prática docentept_BR
dc.title.alternativeReconnection of knowledges and strategic action : complex thinking in teaching practiceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001001146pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record