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dc.contributor.advisorCosta, Silvia Generali dapt_BR
dc.contributor.authorGerhardt, Laís Cristina Grosspt_BR
dc.date.accessioned2020-06-20T03:41:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210449pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo principal a análise da percepção dos servidores sobre as ações promovidas pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EDUFRGS) no que diz respeito ao seu aperfeiçoamento profissional. A proposta consistiu na identificação do perfil dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) que participam de ações de capacitação da UFRGS, analisando suas características tais como: idade, gênero e nível de escolaridade. O contexto da pesquisa surge a partir da regulamentação, pelo governo federal, em 2005, do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE - através da Lei nº 11.091/05. Esta normativa representou um grande marco no contexto da gestão pública, na medida em que criou e reformulou mecanismos capazes de promover o desenvolvimento profissional através do estímulo ao aperfeiçoamento e qualificação dos servidores. O presente estudo, no que diz respeito aos seus aspectos metodológicos, pode ser classificado como uma pesquisa descritiva, tendo em vista sua pretensão em descrever fatos e fenômenos presentes no em seu objeto de análise. Para tanto, fez-se o uso de análises documentais apoiadas por materiais bibliográficos existentes na literatura. Os dados obtidos foram de dois tipos: os primários foram obtidos através de um instrumento de coleta específico, qual seja, a aplicação de um questionário com base na plataforma Google Forms. Os secundários foram obtidos junto a EDUFRGS, referentes às capacitações ofertadas pela EDUFRGS no período de 2013 a 2018 pelo Programa "Formação Integral de Servidores UFRGS". A estratégica analítica adotada foi uma análise por meio de estatística descritiva simples. A opção de escolha pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - justifica-se com base na proximidade com a comunidade acadêmica na condição de servidora pública da Instituição. Com os dados obtidos, constatou-se que houve uma evolução, ao longo dos anos, com o aumento no número de vagas nos cursos de capacitação da EDUFRGS através do Programa Formação Integral de Servidores, com predomínio do sexo feminino em todo o período analisado. Como conclusão, evidenciou-se que as mulheres estão buscando participar com maior frequência das ações de capacitação ofertadas pela EDUFRGS. Por fim, a partir da análise da temática abordada e de posse dos dados obtidos, sugere-se para futuras pesquisas um método estatístico mais avançado a fim de realizar o cruzamento das variáveis e aprofundar a discussão dos resultados, contribuindo assim para a melhora da política de capacitação com o objetivo de aperfeiçoar de maneira permanente os servidores dos mais diversos setores da Universidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research had as main objective analysing the public servers perception of the servants on the actions promoted by the School of Servers Development of the Federal University of Rio Grande do Sul (EDUFRGS) regarding their professional improvement. The proposal consisted in identifying the profile of the Administrative Technicians in Education (TAE) that participate in training actions of UFRGS, analyzing their characteristics such as: age, gender and level of schooling. The context of the research arises from the regulation by the federal government, in 2005, of the Career Plan of the Technical-Administrative Positions in Education - PCCTAE - through Law nº 11.091/05. This legislation represented a major milestone in the context of public management, in that it created and reformulated mechanisms capable of promoting professional development by encouraging the improvement and qualification of employees. The present study, regarding its methodological aspects, can be classified as a descriptive research, since it intends to describe facts and phenomena present in the object of its analysis. In order to do so, we used document analyzes supported by bibliographic materials in the literature. The data obtained were of two types: the primers were obtained through a specific collection instrument, that is, the application of a questionnaire based on the Google Forms platform. The secondary schools were obtained from EDUFRGS, referring to the qualifications offered by EDUFRGS from 2013 to 2018 by the Program "Integral Training of UFRGS Servers". The analytical strategy adopted was an analysis through simple descriptive statistics. The option for Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS - is justified based on the proximity to the academic community as a public server of the Institution. With the obtained data, it was verified that there was an evolution, over the years, with the increase in the number of vacancies in the training courses of EDUFRGS through the Integral Training Program of Servers, with predominance of women throughout the analyzed period. As a conclusion, it was evidenced that women are seeking to participate more frequently in the training actions offered by EDUFRGS. Finally, based on the analysis of the subject matter and the possession of the obtained data, a more advanced statistical method is suggested for future research in order to cross the variables and deepen the discussion of the results, thus contributing to the improvement of the policy of training with the objective of permanently improving the servers of the most diverse sectors of the University.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrainingen
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectManagement by competenciesen
dc.subjectGestão por competênciaspt_BR
dc.subjectPublic serviceen
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.titlePercepção dos servidores sobre as ações promovidas pela Escola de Desenvolvimento de Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EDUFRGS) no que diz respeito ao seu aperfeiçoamento profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFaganello, Claucia Piccolipt_BR
dc.identifier.nrb001106147pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão Pública UABpt_BR


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