Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T03:36:53Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210437pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo efetuar uma análise comparativa e interpretativa de dois planos nacionais recentes de promoção e incentivo de leitura: PNL (Plano Nacional de Leitura), de Portugal, e PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), do Brasil, buscando esquadrinhar em sua letra as asserções relativas à leitura, suas propriedades benéficas e redentoras, e às formas ideais de sua promoção escolar e social. Sob o ponto de vista teórico, o trabalho utiliza o entendimento foucaultiano de discurso como uma instância de constituição de verdades, sujeita a restrições externas e internas de enunciação, assim como busca efetuar conexões com outros discursos correntes sobre leitura. Acionam-se também algumas ferramentas da Análise Crítica do Discurso, para a análise das formas com que verdades sobre a leitura e seu poder são reafirmadas em textos de grande prestígio social, ao mesmo tempo em que se apontam algumas regularidades e peculiaridades dos dois planos, num exercício que busca desnaturalizá-los.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at making a comparative interpretative analysis of two national programmes aiming at encouraging reading: PNL (Reading National Plan) from Portugal and PNLL (Book and Reading National Plan) from Brazil seeking to understand reading, its useful and redeeming qualities, and the best way to promote it socially and scholarly. From the theoretical standpoint, the paper uses the Foucauldian discourse understanding as a truth making stance which is subject to external and internal statement restrictions, and it seeks to make connections with other current reading discourses. We have also used some tools from the Critical Discursive Analysis to assess how truths about reading and its power are reassured in socially distinguished texts while pointing to some uniformity and particularity in both plans trying to unnaturalise them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba, PR. Vol. 2 Nesp. (2010), p. 103-120pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectEstablished textsen
dc.titleA leitura e seus poderes : um olhar sobre dois programas nacionais de incentivo à leiturapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000818179pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples