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dc.contributor.authorGehling, Cristina Roverépt_BR
dc.contributor.authorEsteves, Daniela da Mottapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Evelinept_BR
dc.contributor.authorRocha, Evelise Tarouco dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Iane Maria dapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Janice Castilhospt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Luana Machadopt_BR
dc.contributor.authorRosa, Miriam Suzete de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-06-19T03:36:36Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2177-3335pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210418pt_BR
dc.description.abstractApesar do crescente interesse sobre a educação ambiental e saúde na sociedade, a formação acadêmica ainda tem se mantido distante quanto à capacitação de profissionais de saúde com conhecimento e envolvimento sobre as questões ambientais. A Universalidade, como um princípio do Sistema Único de Saúde de assegurar a saúde como um direito de todos e como um direito humano à manutenção da vida individual e social, torna imprescindível a formação dos profissionais de saúde neste âmbito. Trata-se de um relato de experiência de uma atividade desenvolvida por alunas do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que visou construir e aplicar estratégias pedagógicas de sensibilização aos trabalhadores de saúde para a educação ambiental, embasadas nos fundamentos do Sentipensar e no conceito de universalidade de modo a formar agentes multiplicadores para a educação ambiental. A experiência desenvolvida proporcionou interação com a temática contextualizada aos ambientes de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractDespite the growing interest in environmental education and health in society, academic courses of the health area still neglect the training of health professionals with knowledge about environmental issues. Universality, as a principle of the Public Health System to ensure health as a common right and as a human right to the maintenance of individual and social life, can only be attained through the training of health professionals with this conviction. This is an experience report of an activity developed by students of the Master Degree Program in Health Teaching of the Medicine School ate the Federal University of Rio Grande do Sul. The article reports the aim to build and apply teaching strategies to raise awareness on health workers for environmental education. This study is based in the fundamentals of Sentipensar and the universality concept in order to form multipliers for environmental education. The experience developed some interactions with its theme in the work environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDisciplinarum Scientia. Série: Ciências da Saúde. Santa Maria, RS. Vol. 16, n. 1 (2015), p. 181-190.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIn-service trainingen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectFormação em serviçopt_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectUniversality as a righten
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.titleUma experiência de educação ambiental aplicada a trabalhadores do sistema único de saúdept_BR
dc.title.alternativeAn experience on environmental education applied to public health system workers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000967348pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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