Educação integral em jornada diária ampliada : universidade e obrigatoriedade
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Data
2012Tipo
Assunto
Resumo
A educação integral em jornada ampliada, compreendida como garantia de direitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo. Educação integral refere-se à abrangência de múltiplas dimensões e liberdades constitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto de desigualdades econômicas, políticas e sociais, em que o acesso à ciência, à cultura e à tecnologia vincula-se ao pertencimento étnico, territorial, de classe, de gênero e de orientação sexual, a con ...
A educação integral em jornada ampliada, compreendida como garantia de direitos, oferece a perspectiva para o debate nos termos do presente artigo. Educação integral refere-se à abrangência de múltiplas dimensões e liberdades constitutivas que possibilitam o desenvolvimento humano. Em um contexto de desigualdades econômicas, políticas e sociais, em que o acesso à ciência, à cultura e à tecnologia vincula-se ao pertencimento étnico, territorial, de classe, de gênero e de orientação sexual, a construção de uma política de educação básica de tempo integral faz parte das políticas afirmativas e de enfrentamento de desigualdades. Atualmente, o cenário dessa construção prevê a convivência com a escola de turnos; desse modo, este artigo levanta a questão: o tempo integral deve ser universal e obrigatório para todos os estudantes? ...
Abstract
The integral education in expanded school day viewed as a condition for the guarantee of rights, offers a perspective for the debate according to the arguments of this article. Integral education refers to the scope of multiple dimensions and liberties, which constitute and turn possible human development. The building of a basic education policy in full time is an integrate part of affirmative policies and of facing inequalities because it takes place in context of economic, politic and social ...
The integral education in expanded school day viewed as a condition for the guarantee of rights, offers a perspective for the debate according to the arguments of this article. Integral education refers to the scope of multiple dimensions and liberties, which constitute and turn possible human development. The building of a basic education policy in full time is an integrate part of affirmative policies and of facing inequalities because it takes place in context of economic, politic and social inequalities, in which the access to science, culture and technology is determined by ethnicity, territory, social class, gender and sexual orientation. Nowadays the background for this building considers living together in schools with changing shifts, so this article raises the question: the full time school must be universal and obligatory for all the students? ...
Contido em
Em aberto. Brasília, DF. Vol. 25, n. 88 (jul./dez 2012), p. 17-49
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