Culturas juvenis dos anos 1980 nas páginas do periódico estudantil : “JB – O Jornal do Becker” (Colégio Estadual D. João Becker – 1985/1986)
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Data
2015Tipo
Outro título
1980’s youth culture from the students’ journal : “JB – O Jornal do Becker” (Public School D. João Becker – 1985/1986)
Resumo
O estudo analisa o periódico estudantil "JB - O Jornal do Becker", produzido por um grupo de alunos do ensino secundário da Escola Estadual Dom João Becker, em Porto Alegre, RS, entre os anos 1985 e 1986. A pesquisa se inscreve nos domínios da História da Educação e segue os postulados teóricos da História Cultural, tendo como referências as concepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinado tempo e lugar. A diversidade de temas nas seções expressa criatividade do grup ...
O estudo analisa o periódico estudantil "JB - O Jornal do Becker", produzido por um grupo de alunos do ensino secundário da Escola Estadual Dom João Becker, em Porto Alegre, RS, entre os anos 1985 e 1986. A pesquisa se inscreve nos domínios da História da Educação e segue os postulados teóricos da História Cultural, tendo como referências as concepções da cultura escrita enquanto produção discursiva de um determinado tempo e lugar. A diversidade de temas nas seções expressa criatividade do grupo de editores, que conseguem, com certo protagonismo na confecção do impresso, aliar o cotidiano a temas mais complexos. Por meio da análise documental, observa-se no periódico uma forte preocupação política, entretanto, também comparecem temas cotidianos, juvenis e escolares, o que configura uma produção de significados de vivências daqueles estudantes em tempos de mudanças na sociedade brasileira. Pela leitura e análise desses exemplares, percebe-se que os estudantes estavam afinados com as referências socioculturais de seu tempo, pois evidenciam uma autonomia na produção, decorrente do processo de abertura política do país. O "JB" denota como característica discursiva um cuidado com o coletivo, são jovens escreventes que, para além do interesse por esportes, surf e fofocas, revelam sensibilidade ao refletirem sobre outras questões, próprias do que se considera mundo adulto. Mostram o que pensam sobre assuntos de ordem política, mas também lhes interessa o microcosmos escolar, que se desdobra em diversas tematizações. ...
Abstract
The study analyzes the student newspaper, "JB - O Jornal do Becker", produced by a group of high school students of the Public School Dom João Becker, in Porto Alegre, RS, between the years 1985 and 1986. The research enrolls in the field of History of Education and follows the theoretical postulates of Cultural History, with the references of written culture conceptions as a discursive production of a particular time and place. The diversity of themes expressed in the sections shows the creati ...
The study analyzes the student newspaper, "JB - O Jornal do Becker", produced by a group of high school students of the Public School Dom João Becker, in Porto Alegre, RS, between the years 1985 and 1986. The research enrolls in the field of History of Education and follows the theoretical postulates of Cultural History, with the references of written culture conceptions as a discursive production of a particular time and place. The diversity of themes expressed in the sections shows the creativity of the group of editors, who can, with a certain protagonist role in the production of the journal, combine the everyday topics to more complex ones. Through documentary analysis, a strong political concern is observed in the student journal. However, daily, youth and school issues also appear, which sets a production of meanings of experiences of those students in times of change in the Brazilian society. By reading and analyzing these copies, it is noticed that the students were in harmony with the socio-cultural references of their time, since pointing autonomy in their production, due to the country's political opening process. The "JB" denotes as a discursive characteristic the concern for the collective, because the writers are young people who, in addition to the interest in sports, surf and gossips, reveal sensitivity to reflect on other issues, what is considered proper of the adult world. They show what they think about political issues, but they are also interested in the school microcosm, which unfolds in several thematizations. ...
Contido em
Educar em revista. Curitiba, PR. N. 57 (jul./set. 2015), p. 239-259
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