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dc.contributor.advisorSantos, Simone Valdete dospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Greice Silveira dospt_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T03:35:23Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210397pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa contempla um estudo sobre os processos educativos de ensino-aprendizagem na formação de condutores de trânsito do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da prática didático-pedagógica dos Diretores de Ensino e Instrutores de Trânsito vinculados aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), conforme as Resoluções nº168/2004 e nº 358/2010, do CONTRAN. Os CFCs são espaços de educação que se constroem por meio da relação público-privado com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Para a investigação, foram escolhidos dois CFCs do município de Porto Alegre, onde se concentra a maior quantidade de Centros nos quais a educação pode não se restringir ao grupo específico de condutores, e, sim, abranger todos os que circulam no trânsito. No Brasil, o trânsito é voltado para a cultura do veículo, sendo isso sinônimo de status e ascensão social. O transporte público deficitário reforça tais conceitos, ao mesmo tempo que acentua as desigualdades. A formação do condutor com enfoque na educação contribuiu para o entendimento de que é preciso trabalhar o comportamento dos condutores para além do ensino dos conhecimentos técnicos. A metodologia da pesquisa consistiu, inicialmente, na elaboração do Estado da questão a partir do levantamento dos estudos na área de formação de condutores. Na pesquisa de campo junto aos dois CFCs, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três profissionais pesquisados e observações das aulas ministradas pelos instrutores. Por fim, realizou-se a análise de conteúdo, com embasamento principal nas teorias de Jarvis (2010), Silvestre (2011) e Charlot (2013). Concluiu-se que a formação do condutor acontece através da educação informal, não formal e formal ao longo da vida, com base na formação humana. Os CFCs são instituições formais que compõem essa educação por habilitarem o condutor, e os profissionais têm a concepção de que necessitam formar o condutor para a cidadania. Nesse sentido, entendem que, para aprimorarem suas aulas, precisam estar sempre atualizados, apesar de a formação continuada dos profissionais basicamente se pautar na experiência e pela busca individual. A abordagem didático-pedagógica está próxima da legislação e das teorias para a educação de adultos, mas a relação dos Instrutores com o DETRAN ainda está distante do ideal. Os profissionais estão pouco integrados com a comunidade, porém é evidente a preocupação e o empenho em adequar os conhecimentos de trânsito ao seu público interno.pt_BR
dc.description.abstractThe research involves a study on the teaching-learning educational processes in the education and training of drivers in the State of Rio Grande do Sul, based on the didacticpedagogical practice of the traffic Teaching Directors and Instructors at the Driver Training Centers ( CFC's), in accordance with the National Traffic Council (CONTRAN) Resolutions No. 168/2004 and No. 358/2010. CFC´s are centers for education and training formed through public-private partnerships with the State Department of Traffic (DETRAN). For the investigation, two CFC’s in the city of Porto Alegre were chosen, where the largest number of Centers is concentrated, in which education may not be restricted to the specific group of drivers, but, rather, cover all the people who circulate in traffic. In Brazil, traffic is geared to vehicle culture, which is synonymous with status and social ascension. Deficient public transport reinforces such concepts, while accentuating inequalities. Driver training with a focus on education has contributed to the understanding that it is necessary to focus on the behavior of drivers in addition to teaching them technical skills. The research methodology consisted, initially, in the elaboration of the state of the question from a survey of studies in the field of driver education and training. After that followed a field research at the two CFCs, where semistructured interviews were conducted with three traffic professionals and classes taught by the Instructors were observed. Finally, content analysis was carried out, based mainly on the theories of Jarvis (2010), Silvestre (2011) and Charlot (2013). It was concluded that driver training takes place through lifelong informal, non-formal and formal education, based on human development. CFCs are formal institutions that provide education for issuing a license to the driver, and their professionals know that they need to train and educate the driver for citizenship. In this sense, they understand that, in order to improve their classes, they need to keep updated despite being their continued training basically grounded on personal experience and individual search. The didacticpedagogical approach is close to the legislation and theories for adult education, but the relationship between Instructors and DETRAN is still far from ideal. Traffic Professionals are not well integrated with the community, but there is a clear concern and commitment to tailoring traffic knowledge to their internal audience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação para o trânsitopt_BR
dc.subjectDriver trainingen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTraffic educationen
dc.titleTrânsito e educação : reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação de condutorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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