Destinerrâncias de uma encenadora em processo : pesquisa, direção de atores e encenação
Fecha
2020Autor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Não estou cravada num lugar. Por isso, escrevo esta tese enquanto viajo. Trata-se de uma viagem cruzando o país geograficamente e a minha vida temporalmente, alinhavando passado e presente em idas e vindas por trilhas que me constituem como mulher, nômade, artista, pesquisadora.... Escolho falar sobre o processo de encenação e sobre direção de atores partindo da perspectiva de que esse é um fazer corpóreo realizado em relação e conjuntamente aos colegas de criação. Como metodologia de trabalho ...
Não estou cravada num lugar. Por isso, escrevo esta tese enquanto viajo. Trata-se de uma viagem cruzando o país geograficamente e a minha vida temporalmente, alinhavando passado e presente em idas e vindas por trilhas que me constituem como mulher, nômade, artista, pesquisadora.... Escolho falar sobre o processo de encenação e sobre direção de atores partindo da perspectiva de que esse é um fazer corpóreo realizado em relação e conjuntamente aos colegas de criação. Como metodologia de trabalho proponho o desenvolvimento de uma pesquisa destinerrante guiada pela minha prática artística, acadêmica e docente, que contaminam meu processo de escrita. Dos vestígios oriundos de ensaios, salas de aula e da vida pessoal emergem os dados a serem analisados com o auxílio do campo conceitual. Deste emaranhado de histórias e experiências surgem reflexões acerca da direção teatral no trânsito entre pesquisa, docência e prática artística. Estes pensamentos objetivam contribuir para a ampliação do estudo da direção de atores, tema pouco explorado dentro do teatro; desvelar procedimentos de criação teatral, que possam ser utilizados por encenadores, professores, alunos, atores e outros artistas das artes cênicas; e ainda trazer provocações para a pedagogia da direção teatral. Os resultados reforçam a importância do corpo da encenadora no processo de direção de atores para além da chegada do público, visto que ele permanece habitando o espetáculo mesmo quando ausente em cena. ...
Abstract
I am not bound to a place. Therefore, this thesis was written while crossing Brazil geographically and my life temporarily, tacking past and present in comings and goings through trails that constitute me as a woman, nomad, artist, lecturer, researcher… I depart from the assumption that staging and the actors’ direction process is a corporeal doing made in connection with the acting colleagues. I purpose a “destinerrant methodology” guided by my practice as theatre director, lecturer and resear ...
I am not bound to a place. Therefore, this thesis was written while crossing Brazil geographically and my life temporarily, tacking past and present in comings and goings through trails that constitute me as a woman, nomad, artist, lecturer, researcher… I depart from the assumption that staging and the actors’ direction process is a corporeal doing made in connection with the acting colleagues. I purpose a “destinerrant methodology” guided by my practice as theatre director, lecturer and researcher that contaminate the writing process. In this tangle of stories and experiences, emerge some reflections about the transits amongst research, travel and artistic practice, especially concerning theatrical direction. The data was collected in traces and vestiges of rehearsals, by teaching experience and my personal life. The goal of my research is: 1) help to approach actors’ direction studies, which is an undeveloped study subject in Brazil; 2) unveil staging procedures that can be applied for directors, teachers, students, actors and other artists of performing arts; 3) provoke some reflections regarding the pedagogy of theater direction. The results reinforce the importance of the theatre director’s body in the process of actors’ direction beyond the audience arrival and underline that the director’s body remains apparitional during the performance even though its absence on stage. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Colecciones
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Lingüística, Letras y Artes (2898)Artes Escénicas (221)
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