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dc.contributor.advisorBecker, Maria Luiza Rheingantzpt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Natálie dos Reispt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T03:49:17Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210253pt_BR
dc.description.abstractConforme a teoria piagetiana, existe uma continuidade funcional entre o desenvolvimento do corpo e da inteligência. O processo de adaptação, através dos mecanismos de assimilação e acomodação, e a equilibração majorante permanecem os mesmos na medida em que o sujeito se desenvolve e constrói estruturas mais complexas. Há portanto, criação contínua de estruturas novas, a partir das já existentes. A criatividade, para Piaget, é o resultado do agir do sujeito e é tão importante na criação das suas estruturas novas quanto na abertura de possibilidades de estrutrar o real que essas novas estruturas oportunizam. Cabe à escola, como um todo, e à disciplina de Educação Física (EFI), especificamente, proporcionar situações que instiguem a curiosidade, a reflexão e a autonomia moral e intelectual de professores e estudantes colaborando para o desenvolvimento de sua criatividade. Nesse sentido, o Programa Trajetórias Criativas (TC) se propõe como uma alternativa para a formação de professores e alunos criativos, autônomos, protagonistas e autores no processo de aprendizagem. O objetivo desta dissertação, caracterizada como qualitativa por meio de um estudo de caso integrado, é estabelecer relações entre as especificidades do TC e o desenvolvimento da criatividade dos professores de EFI e de seus alunos. Para isso, utilizouse como instrumentos: observação das aulas, entrevistas com os professores, questionários com os alunos e análise das avaliações finais. Os sujeitos foram 10 professores e 33 estudantes pertencentes a 10 escolas estaduais de POA e da região metropolitana. Os resultados das entrevistas evidenciam três níveis de tomada de consciência para cada um dos tópicos analisados, sendo que as respostas encontradas no terceiro grupo são as mais abrangentes e aprofundadas. As respostas dos professores das diferentes escolas evidenciam a multiplicidade de fatores que pode interferir em sua prática, sendo que as especificidades do TC são condições favoráveis, mas não suficientes para o desenvolvimento docente. Os questionários evidenciaram que a maioria dos estudantes percebe que o professor oportuniza a reflexão sobre as práticas, assim como momentos de escolha, sugestão e criação. As avaliações finais dos alunos são predominantemente qualitativas e nelas são utilizadas diversas expressões que indicam o interesse e a participação do aluno, remetendo a concepção piagetiana de criatividade. Conclui-se que o Programa TC é propício ao desenvolvimento da criatividade de professores de EFI e de alunos participantes.pt_BR
dc.description.abstractAccording to Piagetian theory, there is a functional continuity between the development of body and intelligence. The process of adaptation, through the mechanisms of assimilation and accommodation, and the major balancing remain the same as the subject develops and builds more complex structures. There is therefore continuous creation of new structures from existing ones. Creativity, for Piaget, is the result of the acting of the subject and is just as important in creating his new structures as in opening up possibilities for structuring the real that these new structures provide. It is up to the school as a whole and the Physical Education (PE) discipline, specifically, to provide situations that instigate the curiosity, reflection and moral and intellectual autonomy of teachers and students, contributing to the development of their creativity. In this sense, the Creative Trajectories Program (CT) is proposed as an alternative for the formation of teachers, creative students, autonomous, protagonists and authors in the learning process. The objective of this dissertation, characterized as qualitative through a unique case study, is to establish relationships between the specificities of TC and the development of creativity of PE teachers and their students. For this, it was used as instruments: observation of the classes, interviews with the teachers, questionnaires with the students and analysis of the final evaluations. The subjects were 10 teachers and 33 students from 10 state schools of Porto Alegre and the metropolitan region. The results of the interviews show three levels of awareness for each of the topics analyzed, and the answers found in the third group are the most comprehensive and in-depth. The responses of teachers from different schools show the multiplicity of factors that may interfere with their practice, and the specificities of CT are favorable conditions, but not sufficient for teacher development. The questionnaires showed that most students perceive that the teacher provides the opportunity to reflect on practices, as well as moments of choice, suggestion and creation. The students' final evaluations are predominantly qualitative and in them various expressions are used that indicate the student's interest and participation, referring to Piaget's conception of creativity. We conclude that the CT Program is conducive to the development of creativity of PE teachers and participating students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectGenetic Epistemologyen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectCreativityen
dc.subjectPermanenceen
dc.titleCriatividade na educação física : um estudo piagetiano sobre o Programa Trajetórias Criativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114996pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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