Cartografia do acolhimento : escrevivências do estudante negro na UFRGS
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Essa pesquisa investiga ações de acolhimento ao estudante negro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e analisa a concepção do termo no contexto em que elas surgem, examinando de que forma essas são compreendidas pelos estudantes negros e como se articulam com a concretude de sua escrevivência no ambiente acadêmico. Insere-se na temática das Ações Afirmativas no Ensino Superior, tendo como pressuposto que o acolhimento, num sentido múltiplo e profundo, é uma questão central na pe ...
Essa pesquisa investiga ações de acolhimento ao estudante negro da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e analisa a concepção do termo no contexto em que elas surgem, examinando de que forma essas são compreendidas pelos estudantes negros e como se articulam com a concretude de sua escrevivência no ambiente acadêmico. Insere-se na temática das Ações Afirmativas no Ensino Superior, tendo como pressuposto que o acolhimento, num sentido múltiplo e profundo, é uma questão central na permanência e diplomação do estudante universitário. Assim sendo, explora ações desenvolvidas em espaços institucionais e não institucionais, no esforço por perceber como se distinguem as formas de organização de ambos frente ao acolhimento. Utiliza-se do método cartográfico e da escrevivência, sendo essa última explorada também do ponto de vista conceitual, de autoria da escritora Conceição Evaristo. Apresenta ainda uma análise documental e depoimentos de graduandos negros dessa universidade. A pesquisa indica que as ações de acolhimento institucionais na UFRGS, ainda que impactem positivamente a trajetória dos estudantes negros, não são suficientes para suprir todas as demandas específicas que eles vêm apontando, tampouco atingem a totalidade dos ingressantes. Ademais, cartografa as ações desenvolvidas pelos próprios discentes negros, que acolhem aos seus pares e que se desdobram em escrevivência do negro na universidade. ...
Abstract
This research investigates reception actions to the black student of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and analyzes the conception of the term in the context in which they arise, examining how they have been understood by the black students and how they articulate with the concreteness of their Escrevivência in the academic environment. It is part of the theme of Affirmative Actions in Higher Education, assuming that the reception, in a multiple and deep sense, is a central issue in ...
This research investigates reception actions to the black student of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul and analyzes the conception of the term in the context in which they arise, examining how they have been understood by the black students and how they articulate with the concreteness of their Escrevivência in the academic environment. It is part of the theme of Affirmative Actions in Higher Education, assuming that the reception, in a multiple and deep sense, is a central issue in the permanence and graduation of the university student. Therefore, it explores actions developed in institutional and non-institutional spaces, in an effort for understand how both the forms of organization are distinguished from the reception. It uses the cartographic method and the Escrevivência, the latter being explored also from the conceptual point of view, authored by the writer Conceição Evaristo. It also presents a documentary analysis and testimonials of black undergraduates of this University. The research indicates that the institutional reception actions at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, although positively impacting the trajectory of black students, are not enough to supply all specific demands that they have been pointing out, nor do they meet all the newcomers. In addition, it maps the actions developed by the black students themselves, who welcome their peers and who unfold themselves in Escrevivência of black people at the University. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7477)Educação (2503)
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