Avaliando o impacto atual e futuro de um pólo gerador de tráfego na dimensão de uma rede viária abrangente
Fecha
1999Materia
Resumo
Tradicionalmente, os estudos de impactos de pólos comerciais geradores de tráfego tendem a se limitar a trechos viários no entorno dos empreendimentos. Esse artigo desenvolve uma metodologia para avaliar o impacto de um complexo}' composto por várias atividades incluindo um shopping center, na dimensão de uma rede viária abrangente e em cenários futuros caracterizados pelo adensamento urbano em termos de uso e ocupação do solo em bairros periféricos ao empreendimento. São também apresentados re ...
Tradicionalmente, os estudos de impactos de pólos comerciais geradores de tráfego tendem a se limitar a trechos viários no entorno dos empreendimentos. Esse artigo desenvolve uma metodologia para avaliar o impacto de um complexo}' composto por várias atividades incluindo um shopping center, na dimensão de uma rede viária abrangente e em cenários futuros caracterizados pelo adensamento urbano em termos de uso e ocupação do solo em bairros periféricos ao empreendimento. São também apresentados resultados obtidos com a aplicação da metodologia, particularmente aqueles que geraram subsídios para a reavaliação do plano de desenvolvimento viário da zona sul da cidade de Porto Alegre. ...
Abstract
Studies of traffic impacts generated by new commercial developments tend to focus on road sections located at their very immediate vicinity. This paper proposes a methodology capable of evaluating the impacts of a commercial complex, composed by several activities including a shopping center, in the context of a wider road network. Future scenarios, defined by increasing urban densities of surrounding neighborhoods, are also subject to analysis. The paper also presents results obtained from the ...
Studies of traffic impacts generated by new commercial developments tend to focus on road sections located at their very immediate vicinity. This paper proposes a methodology capable of evaluating the impacts of a commercial complex, composed by several activities including a shopping center, in the context of a wider road network. Future scenarios, defined by increasing urban densities of surrounding neighborhoods, are also subject to analysis. The paper also presents results obtained from the application of the methodology, particularly those that generated subsidies to the re-evaluation of the road network in the southern part of Porto Alegre. ...
En
Transporte. Rio de Janeiro. Vol. 7, n. 1 (1999), p. 64-85
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40361)Ingeniería (2440)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License