Show simple item record

dc.contributor.authorNunez, Washington Perespt_BR
dc.contributor.authorCeratti, Jorge Augusto Pereirapt_BR
dc.contributor.authorNakahara, Suyen Matsumurapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Jose Augusto dept_BR
dc.date.accessioned2020-06-05T03:48:04Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn1415-7713pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210097pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de um estudo em verdadeira grandeza sobre afundamentos nas trilhas de roda em pavimentos delgados com bases de basaltos alterados. Um simulador linear de tráfego aplicou mais de 267.000 ciclos de carga, variáveis entre 82 e 130 kN, a cinco pistas experimentais construídas na Área de Pesquisas e Testes de Pavimentos, localizada em Porto Alegre. As estruturas ensaiadas continham bases com espessuras de 16, 21 e 32 em, construídas com basaltos alterados de duas procedências distintas. Um total de 4.148 flechas, medidas periodicamente, forneceram um conjunto de dados consistente para uma análise estatística significativa. A evolução das flechas mostrou depender das características do tráfego e das estruturas dos pavimentos. Considerando os afundamentos nas trilhas de roda como causa da degradação de pavimentos delgados e uma flecha de 25 mm como critério de ruptura, calcularam-se fatores de equivalência de carga, através de uma análise de confiabilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the results of a study of rutting of thin pavements where weathered basalts were used as base layers. A linear traffic simulator applied more than 267,000 axle loads, ranging from 82 to 130 kN, to five full-scale test sections built in a Pavement Testing Facility located in Porto Alegre (Southern Brazil). Two different weathered basalts and three base thicknesses (16 em; 21 em and 32 em) were used. A total of 4,148 measurements of rut depth, ma de at intervals, provided a statistically significant data set. Rutting evolution showed to depend not only on traffic characteristics but also on pavement structure. Considering rutting as major failure cause of thin pavements and a rut depth of 25 mm as terminal criterion, load equivalence factors were calculated, by means of a reliability analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTransportes, Rio de Janeiro. vol. 7, n. 1 (maio 1999), p. 10-29pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAccelerated Pavement Testen
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectReliabilityen
dc.subjectBasalto alteradopt_BR
dc.subjectWeathered Basaltsen
dc.subjectThin Pavementsen
dc.subjectRuttingen
dc.titleUm estudo experimental sobre os afundamentos nas trilhas de rodas de pavimentos delgados com basaltos alteradospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000296549pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record