O uso da internet pelos estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a realização de suas atividades acadêmicas
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Date
2003Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Analisa como os estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) usam a Internet para a realização de suas atividades acadêmicas. Utiliza-se uma abordagem quantitativa para análise dos dados, os quais foram coletados através de um questionário enviado por e-mail aos alunos matriculados nas duas últimas etapas do Curso. Constata-se que todos os estudantes participantes do estudo utilizam a Internet para a realização de seus trabalhos acadêmicos e que a ...
Analisa como os estudantes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) usam a Internet para a realização de suas atividades acadêmicas. Utiliza-se uma abordagem quantitativa para análise dos dados, os quais foram coletados através de um questionário enviado por e-mail aos alunos matriculados nas duas últimas etapas do Curso. Constata-se que todos os estudantes participantes do estudo utilizam a Internet para a realização de seus trabalhos acadêmicos e que a maioria costuma acessar a rede de seu trabalho/estágio. A maioria dos alunos utiliza a rede semanalmente e a considera muito relevante na busca por informação. Os serviços propiciados pela Internet são muito utilizados, principalmente as ferramentas de busca e o correio eletrônico, o que não ocorre com as listas de discussão e as salas de bate-papo. Das ferramentas de busca, as mais citadas foram o motor de busca Google, o diretório Yahoo e o motor de busca AltaVista. As bases de dados mais mencionadas foram as que se encontram na Biblioteca Virtual da UFRGS e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS. Ciência da Informação e Transinformação foram os periódicos on-line mais lembrados pelos discentes. Catálogos de bibliotecas e sites indicados por professores e/ou colegas foram outras fontes lembradas. Em relação à forma como buscam informação nessas ferramentas, a maioria utiliza os termos específicos, os termos em português, inglês e outros idiomas, tanto a busca simples como a avançada e os operadores booleanos. Dos critérios adotados para avaliar a informação recuperada na Internet, a maioria dos acadêmicos confere a autoria, as fontes consultadas e a atualidade. Vantagens, desvantagens, motivos que levam os estudantes a realizar buscas na Internet e o grau de satisfação com os resultados obtidos também são abordados neste estudo. ...
Abstract
This work analyzes how Library Science students of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) use the internet to perform their academic tasks. Quantitative approach was used to analyze data, which was collected through a questionnaire sent by e-mail to Library Science students enrolled in the latter stages of the course. It was observed that all students who took part in this study use the internet to do their academic tasks and most of them use the net from their work environment. Mo ...
This work analyzes how Library Science students of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) use the internet to perform their academic tasks. Quantitative approach was used to analyze data, which was collected through a questionnaire sent by e-mail to Library Science students enrolled in the latter stages of the course. It was observed that all students who took part in this study use the internet to do their academic tasks and most of them use the net from their work environment. Most of the students use the net weekly and think it is very relevant to search information. The services offered through the internet are widely used, such as search tools and electronic mail, except newsgroups and chat rooms. Among the search tools, the most cited ones were Google, the Yahoo directory and search engine AltaVista. The most cited databases were UFRGS Virtual Library and UFRGS Digital Library of Theses and Dissertations. Ciência da Informação and Transinformação were the on-line periodicals best remembered by the students. Library catalogs and internet sites pointed out by teachers and classmates were also mentioned as information sources. Concerning the way the information is searched in these tools, most of the students use narrow terms in Portuguese, English and other languages through basic and advanced search with Boolean operators. Among the criteria used to evaluate retrieved information on the internet, most students check the authorship, the sources used and its up to date status. Advantages, disadvantages, reasons that lead students to search on the internet and the level of satisfaction with the retrieved results are also outlined in this study. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
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