Elaboração de projetos, hipermídia e E-learning-by-doing : ferramentas pedagógicas para o ensino de engenharia
Visualizar/abrir
Data
2003Tipo
Outro título
On the planning of engineering design, hypermedia and E-learning-by-doing: pedagogical tools for engineering education
Assunto
Resumo
O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisı ...
O artigo reflete sobre as necessidades apontadas por professores e pesquisadores da ·rea de Engenharia, relacionadas ‡ formaÁ„o de um profissional para alÈm das fortes habilidades tÈcnicas e matem·ticas. Sugere a elaboraÁ„o de projetos como ferramenta cognitiva e pedagÛgica capaz de viabilizar a integraÁ„o de conceitos teÛricos e pr·ticos, bem como de agregar outros elementos desej·veis ‡ formaÁ„o do referido profissional, como a vis„o multidisciplinar, o trabalho em equipe e a tomada de decisıes complexas. Sugere a oportunidade do uso de novas tecnologias educacionais, como a hipermÌdia e o ensino a dist‚ncia, como elementos de uma ecologia cognitiva igualmente necess·ria e estimulante ‡ formaÁ„o do engenheiro do sÈculo XXI. E discute o modelo e-learning-by-doing para a elaboraÁ„o de possÌveis cursos a dist‚ncia, destinados ao estudoensino de projetos de Engenharia. ...
Abstract
This work resumes new Engineering Education needs to XXI Century, including muldisiciplinar approaches, team work and dynamic pedagogic models to integrate theoretical and practice contents, besides strong mathematics and technical skills. It suggests the use of new educational technologies, like hypermedia and distance education, as a good and stimulating cognitive environment to test new educational approaches and discusses the possible use of Roger Shankís (2002) e-learning-by-doing model to ...
This work resumes new Engineering Education needs to XXI Century, including muldisiciplinar approaches, team work and dynamic pedagogic models to integrate theoretical and practice contents, besides strong mathematics and technical skills. It suggests the use of new educational technologies, like hypermedia and distance education, as a good and stimulating cognitive environment to test new educational approaches and discusses the possible use of Roger Shankís (2002) e-learning-by-doing model to learn and teach Engineering projects, through distance education. ...
Contido em
Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 39-57
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39077)Ciências Humanas (6670)
Este item está licenciado na Creative Commons License